
Azurém é o palco da segunda etapa do 34.ª Grande Prémio do Minho, prova que se realiza entre sexta-feira e domingo e conta com um pelotão de cerca de 150 ciclistas em representação de 25 equipas, 14 portuguesas e 11 espanholas.
A freguesia “amiga do Ciclismo” recebe a etapa mais curta, mas nem por isso a mais fácil da edição deste ano de uma das maiores provas nacionais para o escalão de Juniores. Pela frente o pelotão vai ter um percurso de 84,7 quilómetros com três contagens de Montanha: Balazar, de 3.ª Categoria, Junta de Freguesia de Gonça, também de 3.ª Categoria, e a Estância Turística da Penha, de 2.ª Categoria. Bem como três Metas Volantes: Junta de Freguesia de Longos, Herdmar e Junta de Freguesia da Costa
José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Azurém, diz-se satisfeito por receber, novamente, uma etapa do GP Minho e acredita que sábado se fará a festa do ciclismo…
“Para nós, é uma honra recebermos, pelo terceiro ano consecutivo, uma das mais prestigiadas provas do calendário velocipédico nacional. O Ciclismo é uma modalidade que as pessoas gostam, sentem um carinho especial e Azurém só podia responder afirmativamente ao desafio proposto pela Associação de Ciclismo do Minho”, começou por afirmar José Castro Antunes, que salientou que “espero e acredito que a edição deste ano possa constituir um novo marco na história do desporto da região, na história da Associação de Ciclismo do Minho, mas também na história e na memória da freguesia de Azurém!”.
Apesar de receber o GP Minho pelo terceiro ano consecutivo, Azurém apresenta este ano muitas novidades… “Os intervenientes são novos, bem como o percurso! Uma passagem pela linha de meta na parte final da etapa antes de subirmos a Montanha da Penha pela Costa, bem como as dificuldades colocadas ao longo do percurso com três Metas de Montanha, são ingredientes mais que suficientes para que a etapa deste ano aporte todo um conjunto de novidades e disputas para Azurém. Quiçá, tenhamos no final de toda a etapa uma disputa ao sprint na Rua 24 de junho para brindar todos os fregueses de Azurém com a espetacularidade do Ciclismo de formação”.
Qual o seu grande desejo para a etapa de sábado? “Que seja a festa do Ciclismo e, neste particular, do Ciclismo de formação, onde nascem os talentos do futuro desta modalidade tão acarinhada por todos nós! Vamos receber centenas de pessoas e, por isso, não tenho dúvidas que ajudará a contribuir para dinamizar a economia de Azurém, à semelhança de outros eventos já realizados no nosso território”, disse José Castro Antunes.
O autarca de Azurém referiu que “este é, sobretudo, um evento que vai promover o nosso território e projetar a imagem de Azurém, enquanto ‘Freguesia Amiga do Desporto’. Somos um território acolhedor, familiar, com pessoas que gostam e que sabem receber! É isso que vamos fazer este sábado – e sempre que a nossa freguesia for convidada para abraçar grandes eventos, como é o caso do Grande Prémio do Minho, em bicicleta”.
Este é o terceiro ano consecutivo que Azurém recebe uma etapa do GP Minho. É mais um passo para afirmar Azurém como a ‘capital’ do ciclismo em Guimarães? “Na verdade, assim é! Temos consolidado essa imagem ao longo dos tempos e é com muita honra e muito orgulho que vejo a nossa comunidade reconhecer a freguesia de Azurém como a Capital do Ciclismo no concelho de Guimarães. Temos cumprido os objetivos delineados e, este ano, estamos muito confiantes em reforçar os índices de afirmação, de prestígio e de reconhecimento que tivemos na nossa freguesia e no nosso concelho nos últimos dois anos”.