Diogo Almeida, ciclista de Famalicão que alinha na Porminho Team Sub-23, esteve em bom plano nas provas que disputou no fim de semana em Espanha.
O ciclista famalicense participou no sábado no 41.º Trofeo Ayuntamiento de Zamora e domingo o 75.º Trofeo Caja Rural de Ciclismo ‘Gran Premio San Jose´, tendo conseguido fazer 27.º lugar na última prova.
“O balanço é positivo. Não sabia como ia estar porque só tinha duas corridas nas pernas, mas apresentei-me bem e estive na luta pelos objetivos da equipa”, começou por afirmar Diogo Almeida.
O ciclista famalicense salientou ainda que “gostei imenso de participar nestas duas provas, acabamos por ter em Espanha a experiência que por cá não temos” e adiantou que “lá, com os mesmos quilómetros e altimetria ou mesmo mais que as provas que temos cá, consegui andar na frente da corrida, estive na discussão do primeiro Prémio de Montanha… lá conseguimos ter a perceção do que é o Ciclismo”.
Diogo Almeida lamenta que “os Sub-23 não tenham em Portugal a oportunidade de estar na luta pelas corridas… Em Espanha uma grande parte do pelotão é Sub-23 e é uma vantagem estarmos a correr com atletas que têm a mesma experiência do que nós” e salientou que “no fim de semana fizemos uma excelente média em provas difíceis, com muitos quilómetros e altimetria”.
“Em Portugal o pelotão de Sub-23 é pequeno e têm muito poucos ciclistas portugueses. Apesar de termos grandes pelotões em Juniores depois em Sub-23 só temos meia dúzia de ciclistas. Neste momento, apenas duas equipas de Sub-23 têm só portugueses, as outras têm atletas de outras nacionalidades. Isso quer dizer alguma coisa do Ciclismo português… mas isso é um tema para os responsáveis refletirem”.
CLÁSSICA ALDEIA DO XISTO: “FAZER O MELHOR POSSÍVEL”
No próximo fim de semana Diogo Almeida vai participar na Clássica Aldeias do Xisto, última prova da Taça de Portugal, e pretende “fazer o melhor possível”.
“Este ano o percurso é um pouco diferente da prova do ano passado, que gostei bastante de fazer. Esta era uma prova que tinha como objetivo fazer top5 em Sub-23, mas com as alterações ao percurso ficou bem mais dura, conta com vários Prémios de Montanha, mas tentar fazer o meu melhor”.
Diogo Almeida está pelo segundo ano consecutivo na Porminho Team Sub-23 e garante que “somos uma família, ajudamo-nos todos uns aos outros e isso nota-se no sorriso de cada um de nós. Na estrada as coisas podem ainda não estar a sair muito bem, mas mais corrida, menos corrida vão começar a aparecer e vamos orgulhar os nossos patrocinadores e todos quantos no apoiam”.
DIOGO ALMEIDA FOCADO NA VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO E VOLTA AOS AÇORES
Quais os teus objetivos para a época? “Gostava de estar na mesma forma na Volta a Portugal do Futuro que estive no ano passado. Vou ainda tentar entrar na disputa pela Volta aos Açores, que é uma das provas mais importantes da época, pois realiza-se numa boa altura da época. É uma corrida por etapas bastante interessante e seria gratificante para nós estarmos na disputa da prova”.
Diogo Almeida não teve um arranque de época muito feliz, começou o ano afetado pelo Covid-19, que o obrigou a parar duas semanas, e na Clássica da Primavera sofre uma queda… “tirando isso a preparação está a correr bem e tenho-me sentido bem. Espero que a próxima corrida também corra bem, sem quedas…”.