Melgaço recebe domingo a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que se realiza no Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).
A iniciativa, que decorrerá sob todas as condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta já com mais de centena e meia de atletas inscritos e é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport e Município de Melgaço.
A primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que este ano não conta para o Campeonato do Minho como habitualmente, destina-se às categorias de Juvenis, Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Masters, masculinos e femininos.
O dia começa cedo em Melgaço, com o período de treinos a decorrer às 07.30 horas e vai até às 9.00 h. As provas arrancam às 09.30 horas.
O Ciclocrosse de Melgaço realiza-se num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço. As inscrições devem ser formalizadas no website da Federação Portuguesa de Ciclismo.
De referir que o Ciclocrosse (“corta-mato em bicicleta”) é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.
O ano passado a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse coincidiu com a atribuição dos títulos de Campeão do Minho, mas este ano devido à pandemia a direção da Associação de Ciclismo do Minho decidiu não atribuir os títulos, a exemplo do que aconteceu com todas as restantes vertentes.
VENCEDORES EM 2019
Os vencedores da prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que se realizou em Melgaço o ano passado foram os seguintes:
Elites – Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) e Ana Santos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde)
Sub-23 – João Salgado (Rádio Popular/Boavista) e Rafaela Ramalho (Maiatos)
Juniores – João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde)
Cadetes – Tomás Mota (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e Mariana Líbano (Maiatos)
Juvenis – Paulo Fernandes (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact )
Master 30 – Michel Machado (Vasconha BTT Vouzela) e Montserrat Martinez (Ciclismo Oiense)
Master 40 – Rogério Matos (Rompe Trilhos / Ajpcar) e Estela Lago (Bike O Facho)
Master 50 – António Sousa (Individual)
Master 60 – Joaquim Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)