A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi a grande vencedora em Escolas do 19.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias, prova que decorreu domingo em Roriz.
A correr em ‘casa’, a equipa de Roriz subiu ao primeiro lugar do pódio por equipas, somando seis pontos, referentes às vitórias individuais conquistadas na categoria de Juvenis e Pupilos/Benjamins e aos segundos lugares em Infantis e Iniciados.
O CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor foi segundo classificado, enquanto a Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep subiu ao terceiro lugar do pódio.
A Tensai/Sambiental/Santa Marta alcançou o sexto lugar e o União Ciclismo da Trofa terminou em sétimo. O Rendufe FC fechou o top10, tendo participado em duas categorias.
AFONSO SILVA VENCE EM JUVENIS
Afonso Silva (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o protagonista em Juvenis masculinos. O ciclista de Braga impôs-se no sprint final e deixou nos lugares imediatos Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor).
No top10 ficaram ainda Simão Pedrosa e Rodrigo Afonso (Tensai/Sambiental/Santa Marta), Gonçalo Correia e José Gomes (ACR Roriz) e Hugo Santos (CC Barcelos).
Em femininos, Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi terceira.
SAMUEL GOMES SEGUNDO EM INFANTIS
Em Infantis, Samuel Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) alcançou a segunda posição, ficando a seis segundos do Martim Quitério (CCM – Clube de Ciclismo de Mirandela).
Rodrigo Lopes (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) foi sexto classificado e o seu colega de equipa Duarte Marques terminou em oitavo, Tiago Carvalho (ACr Roriz) fechou o top10.
Em femininos Matilde Fernandes e Mariana Peixoto (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) subiram ao segundo e terceiro lugar do pódio, respetivamente, enquanto Daniela Fernandes foi quarta.
Gabriel Cardoso, da ACR Roriz, foi segundo classificado em Iniciados, enquanto Duarte Pedrosa (Tensai) foi quarto, Miguel Martins (ACR Roriz) quinto e Afonso Moreira (Tensai) sétimo.
Maria Lisboa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) venceu a prova feminina.
Em Pupilos/Benjamins Afonso Correia e Martim Peixoto (ACR Roriz) subiram ao pódio.
MÁRIO CONSTANTINO “FOI UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA E MUITO GRATIFICANTE”
“Foi uma experiência muito enriquecedora e muito gratificante” foi desta forma que Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, comentou a sua passagem pelo 19.º do Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias.
O autarca marcou presença na prova de Roriz e teve a oportunidade de acompanhar a corrida de Cadetes dentro da caravana da prova e garante que saiu “fascinado”.
“Foi a primeira vez que vim aqui ao Prémio ACR Roriz e a primeira vez que participo numa prova pela parte de dentro, tentando perceber toda a logística e todo o apoio popular que, efetivamente, se sente ao estar dentro da prova. Foi uma experiência muito enriquecedora e muito gratificante, perceber que os jovens participam e têm os seus familiares, amigos e população a aplaudi-los e a incentivá-los a correr e a darem o melhor na prova”.
“É IMPORTANTE PARA BARCELOS TER CLUBES A APOSTAR NA FORMAÇÃO”
Esta é uma prova totalmente dedicada aos escalões de Formação. É importante Barcelos poder receber este tipo de provas para dar oportunidades aos mais novos e aos mesmo tempo mostrar à população o que se está a fazer em prol dos jovens? “É muito importante. Até porque a ACR Roriz tem cerca de 60 atletas, o Centro de Ciclista de Barcelos também tem um grupo alargado de Ciclistas. O que quer dizer que em termos de Formação o Ciclismo está pujante em Barcelos. A Câmara Municipal apoia estes clubes porque é uma forma também de dar aos jovens a possibilidade de fazer a sua Formação global com a parte desportiva acompanhada ao mais alto nível pelos técnicos e clubes que aderiram a esta modalidade”
“É importante para Barcelos ter clubes, e não só no Ciclismo, mas também noutras modalidades, a apostar na Formação. É responsabilidade do Estado e das autarquias apoiar a Formação desportiva dos nossos jovens. É uma maneira também de lhes dar uma educação integral e harmónica. É nesse sentido que continuamos a apostar”.
“O CICLISMO É UMA APOSTA DA AUTARQUIA”
Mário Constantino salientou que “o ciclismo é uma aposta da autarquia. Nós temos apoiado as iniciativas e os desafios que nos têm colocado porque o ciclismo é a modalidade desportiva mais popular, vai ao encontro às pessoas, é gratuito, é sempre muito importante estas provas de ciclismo” e adiantou “depois não nos podemos esquecer que temos muitos jovens barcelense a praticar a modalidade. Uma forma de os incentivar e apoiar é proporcionar-lhes estas provas na sua terra, na sua região”.