David Vaz é o novo Campeão do Mundo de Maratonas de Master M (Master 40), feito que conseguiu no Campeonato Mundial de Masters em Maratonas BTT (XCM), que se realizou este sábado em Pinzolo, Itália.
O ciclista de Viana do Castelo percorreu os 67 quilómetros de um percurso que, considerou “muito duro, mas com paisagens lindíssimas”, em 3:22:32 horas, impondo-se aa Emiliano Dominici, que gastou mais quatro segundos para chegar à meta.
De salientar que David Vaz, que ainda no ano passado alinhava nas provas de Elite, entrou em 2022 com o firme propósito de conquistar o título de Mundial de Master 40, conseguindo-o na sua primeira participação nesta prova.
David Vaz conseguiu ainda o terceiro melhor tempo Absoluto dos Campeonatos Mundiais, ficando a 29s de Mazio Deho.
MÁRCIO LOURENÇO NO PÓDIO EM MASTER 2
Márcio Lourenço, da SAERTEX Portugal/Edaetech, subiu ao pódio em Master M2 naquela que foi a sua estreia no Campeonato Mundial.
O ciclista do clube de Viana do Castelo fez o percurso em 3:28:52 horas, ficando a cinco minutos do vencedor da categoria, Efrem Bonelli.
Márcio Lourenço termina no top10 da Geral Absoluta, a cerca de seis minutos do atleta com o melhor tempo destes Mundiais.
José Pacheco, da SPAC BTT, concluiu a prova no 17.º lugar, com o tempo de 3:46:42m e um segundo depois chegou à meta José Lourenço.
Os dois ciclistas da SPAC BTT participaram pela primeira vez num Campeonato do Mundo de Maratonas.
Foto: