![](https://desportivodominho.com/wp-content/uploads/2020/07/meta-fafe-1024x684.jpg)
Marco Marques, então com as cores da Tensai/Sambiental/Santa Marta, esteve em destaque no Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe de 2019, prova integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe.
A edição deste ano deveria realizar-se esta tarde, estando a partida e chegada marcada para a mítica Praça 25 de Abril, local que recebe, por norma, uma das etapas da Volta a Portugal e que em 2017 viu outro vianense, Rui Sousa, vencer a etapa seis da prova rainha do ciclismo português.
![](https://desportivodominho.com/wp-content/uploads/2020/07/fafe-1024x681.jpg)
Em 2019, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe foi bastante movimentado e os 77 ciclistas que estiveram presentes percorreram os 85.2 quilómetros em pouco mais de duas horas. Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação) foi o grande vencedor, batendo ao sprint um grupo alargado de ciclista. No terceiro lugar, com o mesmo tempo do vencedor, ficou Marco Marques.
“A PROVA DE FAFE É MUITO CONHECIDA NO CICLISMO”
![](https://desportivodominho.com/wp-content/uploads/2020/07/fafe1-1024x684.jpg)
O ciclista de Viana do Castelo começou por referir que “a prova de Fafe é muito conhecida no ciclismo, a praça já foi palco de chegadas da Volta a Portugal, já lá ganhou o Rui Sousa. Fafe costuma receber corridas a contar para a Taça de Portugal, tanto como Juniores como para Cadetes”.
“É uma corrida rápida com alguns quilómetros, quando tem passagem numa subida um bocado inclinada e torna-se ainda mais dura”, referiu Marco Marques, que recorda que “da corrida do ano passado lembro-me que não entrei muito bem colocado para o sprint, mas apanhei uma roda de um atleta do Mato Cheirinhos, que fez segundo, e deu para terminar em terceiro. Claro que fiquei satisfeito com o resultado, é sempre bom subir ao pódio”.
“ORGULHO DE ESTAR NUMA EQUIPA EM QUE TODOS TRABALHAM PARA O MESMO”
![](https://desportivodominho.com/wp-content/uploads/2020/07/marco5-1024x683.jpg)
Marco Marques subiu, entretanto, ao escalão Sub-23 e alinha na Sicasal/CM Torres Vedras. O ano não tem sido fácil, pois a pandemia obrigou à suspensão de todas as competições e, por algum tempo, levou os ciclistas a treinaram, sobretudo, nos rolos.
Marco Marques considera que “tivemos momentos mais difíceis, não era aconselhado sairmos de casa e treinamos, sobretudo, nos rolos. Agora já está tudo encaminhado e a correr bem”.
As competições também estão a regressar. No domingo passado realizou-se a Prova de Reabertura, um contrarrelógio individual, e para os dias 18 e 19 realiza-se 43.º GP Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.
Marco Marques considera que “a equipa está bastante forte. Tenho orgulho de estar numa equipa em que todos trabalhamos para o mesmo e que todos andam bem”.