“Chegar à Final Four era o nosso grande objetivo. Está cumprido. Agora tudo o que vier será por acréscimo, mas claro que somos ambiciosos e queremos sempre mais…”, disse Ricardo Nascimento, treinador da equipa de Sub-19 femininos do Vitória SC, que esta noite defronta o SC Braga no jogo da primeira ronda da Final Four do Campeonato Distrital de Sub-19 da Associação de Basquetebol de Braga.
O Vitória SC entra na Final Four “com o objetivo de chegar à final”, disse Ricardo Nascimento, que acrescentou: “assim como todas as outras equipas. São três jogos em que tudo pode acontecer. Nós somos o ‘outsider’, mas vamos tentar dar o nosso melhor e isso passa por tentar chegar à final”.
O Vitória SC foi, a par do Maria da Fonte, uma equipa que assegurou a presença na Final Four na fase regular do Campeonato Regional e teve, por isso, uma paragem de duas semanas… “foram duas semanas um bocadinho diferentes do habitual. Tivemos um feriado no meio, que serviu para descansarmos. De resto, foram duas semanas em que aproveitamos para trabalhar e afinar as coisas e recuperar as lesionadas e as atletas que se encontravam doentes… basicamente deu para melhorar o que estava menos bem”.
Ricardo Nascimento considera que as atletas “estão prontas” para esta fase final, pois “são atletas que estão habituadas a estes momentos altos da época e por isso sabem gerir a ansiedade e o nervosismo. Aliás tirando p FC Vizela, as outras equipas têm alguma experiência nestas andanças e penso que quem souber gerir melhor a ansiedade vai conseguir desequilibrar”.
O Vitória SC inicia a Final Four frente ao SC Braga… “vai ser um jogo muito difícil, se calhar, aquele jogo que pode fazer toda a diferença. Acredito que todos os jogos vão ser equilibrados, apenas uma equipa se apresentou mais forte até agora, que foi o Maria da Fonte, mas os restantes são jogos em que o resultado pode cair para qualquer dos lados”.
Para Ricardo Nascimento chegar às competições nacionais é muito importante “não só para o estatuto do clube, mas para o crescimento das atletas. O ideal era participarmos no Campeonato Nacional, que é onde vão estar as melhores equipas. Se não o conseguirmos vamos tentar chegar à Taça Nacional. Gostávamos de ter competição com um nível elevado para que as atletas pudessem crescer e evoluir cada vez mais e melhor”.