
“É um sentimento incrível, um sentimento de dever cumprido e a prova da nossa consistência como equipa neste tipo de provas internacionais”, foi assim que João Passos, atleta do Viana Remadores do Lima que esteve em representação da AAUAv/UA, comentou a conquista do título de Tricampeão Europeu Universitário em Shell de Quatro sem Timoneiro (LM4-).
Em Bydgoszcz, na Polónia, João Passos, Francisco Silveira, José Pontes e Tomás Silveira fizeram uma prova irrepreensível e terminaram a Final A de LM4- em 3:03.58 minutos, deixando os mais diretores perseguidores a mais de dois segundos.
João Passos referiu que esta vitória no Campeonato da Europa Universitário “soube muito bem” e salientou que “claro que sem a minha família e amigos não seria possível, assim como toda a infraestrutura do Galitos e do Viana Remadores do Lima, bem como o apoio da Universidade de Aveiro”.
Agora “resta-nos apenas sonhar com mais e esperar por uma oportunidade para participar nos Mundiais Universitários, enquanto temos disponibilidade para tal…”.
Depois do segundo lugar na sexta-feira, ficaram mais confiantes que podiam revalidar o título? “O segundo lugar foi bom para abrirmos os olhos honestamente, serviu para fazermos as mudanças necessárias tanto de embarcação como mentais e felizmente foi o suficiente”.
A Final A foi uma prova fácil? “Foi bem longe de uma prova fácil, tínhamos o nosso título de Campeões Europeus em jogo e uma coisa é a pressão de ser o chamado ‘underdog’ e outra é a pressão de defender algo que já ganhamos”.
Qual foi o ponte forte da equipa para esta vitória? “Foi claramente a nossa calma e união perante uma prova inicial menos boa”.
João Passos disputou ainda a Final A LM2- e garantiu a subida ao pódio, o que tornou o ‘Europeu’ ainda mais positivo. O remador vianense refere que “todas as provas foram feitas no limite, claro que há sempre erros, mas em geral estou muito satisfeito”.