São sete os ciclistas minhotos que vão participar na 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que arrancou esta tarde com Prólogo, que decorre na Maia.
Entre os sete minhotos de realçar a participação, pelo segundo ano consecutivo, do jovem André Ribeiro, barcelense a correr com as cores da GI Group Holding – Simoldes – UDO. O ano passado André Ribeiro concluiu a competição, este ano parte com o objetivo claro de “ajudar a equipa e desfrutar da Volta a Portugal”.
De Barcelos participam ainda Pedro Silva, Hélder Gonçalves e João Matias, ciclistas que podem – e querem – ter uma palavra a dizer em algumas das etapas.
De Viana do Castelo, cidade que recebe a partida da primeira etapa, participam César Fonte e o olímpico (Pista) Iúri Leitão.
André Carvalho, que carrega o ‘peso’ do nome de um dos poucos minhotos a conquistar a Volta a Portugal em Bicicleta – Carlos Carvalho conquistou a Volta a Portugal em 1959 ao serviço do FC Porto – é outro minhoto com aspirações em brilhar nesta 86.ª edição.
Não sendo do Minho, há ainda três ciclistas que terão, com toda a certeza, o apoio dos adeptos minhotos, principalmente, na primeira etapa (que passa toda ela no Minho), já que representara clubes do Minho: são eles Daniel Dias – foi Vice-Campeão Nacional de Contrarrelógio em Juniores pela ACR Roriz -, Andrey André, que também correu pela ACR Roriz, e Fábio Costa, que representou o CC Barcelos.
Numa edição que fica marcada pela chegada inédita ao alto do Sameiro, a edição 86 da Volta a Portugal em Bicicleta conta com 11 dias de competição e um total de 1.581 quilómetros.
O Minho conta com duas etapas, a primeira é já amanhã – a primeira etapa em Linha -, partindo de Viana do Castelo à cidade dos Arcebispos numa extensão de 162,3 Km.
Na sexta-feira o pelotão parte de Felgueiras e chega a Fafe depois de percorrer 167,9 Km.
CICLISTAS MINHOTOS
Pedro Silva (Anicolor – Tien 21)
Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA)
João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua)
André Carvalho (Efapel Cycling)
César Fonte e Hélder Gonçalves (Rádio Popular – Paredes – Boavista)
André Ribeiro (GI Group Holding – Simoldes – UDO)
CICLISTAS QUE PASSARAM PELOS CLUBES DO MINHO
Andrey André (GI Group Holding – Simoldes – UDO)
Daniel Dias (Rádio Popular – Paredes – Boavista)
Fábio Costa (Anicolor – Tien 21)