O Minho volta a ser palco, em 2025, de grandes eventos ‘Nacionais’ e Internacionais de Ciclismo, consolidando-se assim como uma zona de excelência, que aposta e investe naquele que é denominado o ‘desporto do povo’.
O foco principal em 2025 vai para a realização do Campeonato da Europa de XCO de Elites/Sub-23 e Juniores em Melgaço. A prova realiza-se nos dias 26 e 27 de julho, na Pista Permanente de XCO de Melgaço, situada ao lado do Centro de Estágios do concelho mais a norte de Portugal.
Aliás Melgaço abre o calendário da Taça de Portugal de XCO, recebendo ao mesmo tempo o UCI XCO Junior Series, uma das competição mais importantes para a categoria Júnior a nível mundial.
A primeira prova da Taça de Portugal XCO / UCI XCO Junior Series está marcada para os dias um e dois de março, naquele que será, provavelmente, o último grande teste para o Campeonato da Europa de XCO.
No dia 16 realiza-se em Fafe a Prova de Abertura de Juniores, uma prova sempre muito aguardada pelos jovens ciclistas.
Ainda em março, Padela, em Viana do Castelo, recebe a segunda prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), que está marcada para os dias 22 e 23.
Em abril, Viana do Castelo recebe mais uma edição da Clássica de Viana, que se realiza no dia seis.
Prozelo, em Arcos de Valdevez, recebe a 12 e 13 de abril a terceira prova da Taça de Portugal de DHI.
Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense (ACRAP) volta assim a receber uma grande prova ‘Nacional’ de uma das vertentes mais radicais do Ciclismo, depois de no ano passado ter organizado o Campeonato Nacional.
Paredes de Coura, que em 2024 foi um dos centros fulcrais do Ciclismo ao receber provas de quase todas as vertentes, recebe a 13 de abril a segunda prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM).
Terras de Bouro é palco a 10 e 11 de maio da terceira prova da Taça de Portugal de Enduro. Uma das pistas e organizações mais elogiadas pelos atletas volta assim a marcar presença no calendário nacional.
Palmeira, em Braga, recebe a 28 de junho a terceira prova da Taça de Portugal de Esperanças (Juniores e Sub-23).
Julho é o ponto alto das provas de Ciclismo do Minho. Entre os dias 11 e 13 realiza-se o tradicional Grande Prémio do Minho, uma das provas mais importantes para o escalão de Juniores e que tem, cada vez mais, uma grande procura de equipas internacionais.
Melgaço ‘fecha’ o ciclo do BTT no Minho com a organização do Campeonato da Europa de XCO Elite/Sub-23 e Juniores, que decorre nos dias 26 e 27 de julho.
Algumas das provas estão ainda sujeitas a alteração de datas, assim como poderão ser atribuídas à Associação de Ciclismo do Minho mais uma ou outra prova ‘Nacional’, como é o caso da Taça de Portugal de Cadetes e Ciclocrosse. Isto para além do Minho receber, tradicionalmente, uma ou duas etapas da Volta a Portugal em Bicicleta, que este ano decorre entre os dias seis e 18 de agosto.
Para além das provas ‘Nacionais’ e de categoria UCI, o Minho é, como sempre, palco de provas das variadas vertentes do Campeonato do Minho da Associação de Ciclismo do Minho.