Carlos Rocha, da SAERTEX Portugal/Edaetech, sagrou-se Campeão do Minho em Master 40 masculinos no 5.º BTT XCM Vila de Melgaço, prova de atribuição dos títulos do Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço e pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas BTT.
O ciclista de Viana do Castelo fez terceiro lugar no 5.º BTT XCM Vila de Melgaço e garantiu a subida ao pódio na terceira e penúltima prova da Taça de Portugal, assegurando ainda a conquista da camisola de Campeão do Minho.
Em Melgaço, numa prova ganha por Nuno Inácio (BTT Gardunha), de destacar ainda o quarto de António Pinho (SPAC BTT), enquanto Armando Taipa (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) foi nono e João Mendonça (UC VN Famalicão) terminou em 11.º.
No Campeonato do Minho, Carlos Rocha sagra-se Campeão, António Pinto é segundo e Armando Taipa termina em terceiro.
Em Femininos, o destaque vai para Virgínia Moreira, da SAERTEX, que terminou na sexta posição a prova de Melgaço e garantiu a vitória no Campeonato do Minho. Raquel Santos (BTT Seia) foi a grande vencedora da prova de domingo.
CARLOS ROCHA CONQUISTA SÉTIMA CAMISOLA
Carlos Rocha conquistou em Melgaço a sua sétima Camisola de Campeão do Minho, a primeira de Master 40. No final estava satisfeito com o resultado e referiu que “o objetivo era mesmo ganhar o título”.
O ciclista de Viana do Castelo considerou que “esta foi uma Maratona dura pelas pendentes, em que uma boa gestão fazia as diferenças”, e adiantou que “encarei a Maratona concentrado no Campeonato do Minho, deixando para segundo plano a Taça tendo em conta a minha desistência na primeira prova”.
“É o meu primeiro título em M40, infelizmente. Devido a covid 19, 2020 não deu títulos regionais. Para mim é mais um título/ camisola a juntar aos títulos já conquistados em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2018 e agora 2021”.
JOÃO LEITE (SPAC) ÀS PORTAS DO PÓDIO… CONQUISTA CAMISOLA DE CAMPEÃO
Em Master 45, João Leite, da SPAC, ficou às portas do pódio no 5.º BTT XCM Vila de Melgaço, mas assegurou a vitória no Campeonato do Minho. António Ferreira (BTT Gardunha/Fundão/Create) venceu a prova, deixando Francisco Figueirado (Róódinhas) em segundo e José Magalhães (Guilhabreu BTT) na terceira posição. João Leite terminou na quarta posição e manteve-se na luta pelo pódio na Taça de Portugal. Abílio Freitas (Proteu Cycling team) fez oitavo lugar, Luís Sousa (Bombos S. Sebastião) foi nono e Tierri Mendes (SAERTEX) 12.º.
CARLOS SOARES, HERMENEGILDO ALVES, MANUEL PINTO E HUGO FRADE CAMPEÕES
A SAERTEX Portugal/Edaetech esteve em grande destaque nas Categorias de Mastar 50, 55 e 60 e ainda noa Paraciclismo C, tendo garantido títulos em todas.
Em Master 50, António Marques (BTT Seia) foi o mais rápido em Melgaço, deixando António Passos (Rompe Trilhos) em segundo. Carlos Soares garantiu o terceiro lugar da prova, resultado que lhe permite estar na disputa do pódio na Taça de Portugal.
O ciclista do clube de Viana do Castelo sagrou-se ainda Campeão do Minho na categoria, deixando Marcelinho Costa e Mário Fernandes (Rodabike) nos lugares imediatos.
Em Master 55, a vitória foi para Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/CEPSA/Casa Lima), mas Hermenegildo Alves (SAERTEX), que foi 10.º, conquistou a Camisola de Campeão do Minho. Joaquim Sá (Bombos S. Sebastião) é segundo e Armando Rocha (Casa Myzé Team) fecha o pódio no Campeonato do Minho.
Abílio Moreira (Trepanelas/Prifer) subiu ao primeiro lugar do pódio em Master 60 e Manuel Pinto (SAERTEX) vence o Campeonato do Minho. Aliás o pódio de Master 60 é todo ele da SAERTEX: António Melo é segundo e Domingos Rufo terceiro.
Hugo Frade (Saertex Portugal/Edaetech) competiu em Paraciclismo e realizou o tempo de 4h05m10s.
CARLOS ROCHA: “TODOS OS ATLETAS DERAM O MELHOR DE SI”
Carlos Rocha faz um balanço muito positivo do 5.º BTT XCM Vila de Melgaço e salienta os seis títulos de Campeão do Minho…
“Todos os atletas partiram sem pressões quer pela Taça quer pelo Campeonato. Como sempre todos os atletas deram o melhor de si em prol da equipa e dos seus resultados pessoais e superação individual”, disse Carlos Rocha, que salientou que “nas três categorias femininas existentes vencemos uma delas. Nas nove categorias masculinas conquistamos cinco títulos de Campeão, dois de Vice-Campeões e uma medalha de bronze”.
A SAERTEX Portugal/Edaetech conquista ainda “dois pódios coletivos”.