O FamaBasket parte “confiante e motivado” para a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga, que arranca esta noite no Pavilhão da Escola Secundária de Barcelos.
O conjunto treinado por Miguel Pereira terminou a Fase Regular na quarta posição, mas parte com o objetivo de causar surpresas…
“Partimos para esta Fase Final como o ‘underdog’, terminamos em quarto e não ganhamos nenhum jogo com os três primeiros. Mas estamos confortáveis com esta posição, de certa forma até nos agrada, pois sentimos pouca pressão”, disse Miguel Pereira.
Quanto a objetivos… “Chegando a uma Fase Final o objetivo só pode ser vencer, mas vamos jogar jogo a jogo, um dia de cada vez e no fim vamos fazer as nossas contas”, referiu Miguel Pereira, que adiantou que “no início da época traçamos como objetivo mínimo atingir a Final Four e jogar uma competição nacional, isso parece estar garantido agora vamos ‘pedir a lua porque na pior das hipóteses aterramos nas nuvens’”.
Como sentiu as atletas esta semana? “Foi uma semana normal de treinos. Na segunda-feira senti algumas atletas ansiosas, o que é normal, no fim do treino sentei-me com elas no chão do pavilhão e tentei “desconstruir” essa pressão, explicar que um bocado de nervosismo é normal e até pode ser positivo, nos restantes treinos já as senti muito descontraídas”.
O FamaBasket arranca a Fase Final com o Vitória SC, equipa que venceu a Fase Regular sem qualquer derrota. Miguel Pereira referiu que “o Vitória SC é sem dúvida o grande favorito à vitória final e tem mérito nisso, não esquecendo que a base desta equipa foi à final da Taça Nacional de Sub-14 do ano passado. É uma equipa muito bem orientada e que gosto de ver jogar. O SC Braga e o BC Barcelos também têm boas equipas, com excelentes atletas e que podem sempre surpreender. Vai ser uma Fase Final engraçada”.
Quais serão as armas do FamaBasket para esta Fase Final? “As nossas armas serão sempre o trabalho dentro de campo, o respeito pelo adversário, o compromisso com a modalidade e, acima de tudo, o querer mais que as nossas adversárias. Se em campo mostrarmos isso seremos fortes”.