José Lourenço, da SPAC BTT, esteve em grande destaque no Ultramaratona MMR Power Race León, prova UCI que se realizou no fim de semana, sob umas condições meteorológicas bastante duras.
O ciclista de Ponte de Lima percorreu os 133 quilómetros, com 2700m de acumulado positivo, em 6:05:24 h, vencendo a categoria de Master 30 e feito oitavo lugar na geral da prova, a dois minutos do vencedor, o Elite Francisco Casas (Cannondale TB).
“PROVA MUITO DURA”
José Lourenço considerou que “a prova foi muito dura, tivemos a maior parte do tempo a correr com temperaturas negativas” e adiantou: “a última parte da corrida apareceu o sol e as temperaturas começaram a subir, mas a máxima foi de oito graus”.
Afirmando que “mais de metade do tempo senti-me mal por causa do frio”, José Lourenço referiu que “não ia totalmente preparado, pois não estamos habituados a estas temperaturas tão baixas”.
“FOI UMA BOA EXPERIÊNCIA…”
José Lourenço lembra mesmo que “com hora e meia de corrida começou a nevar e só melhorou já a partir do meio da corrida para o fim…”, mas “foi uma boa experiência, que correu relativamente bem”, até porque “no grupo da frente desta prova iam cerca de 30 atletas de Elites de um nível superior ao que encontramos aqui”.
Quanto ao futuro na prova… “estamos com a ideia de dar continuidade, vamos ver” e adiantou: “a próxima prova é a 19 de junho na Corunha e é difícil fazer essa prova… depois há outra em Badajoz e outra é para os lados de Barcelona, fica longe e dispendioso”.
De resto, estas provas internacionais “servem para preparação para cumprir o objetivo de participar no Campeonato do Mundo”, disse José Lourenço, que salientou que “para ir ao Campeonato do Mundo, para além da nossa preparação, são necessários apoios e temos de trabalhar nesse sentido”.
Para além de José Lourenço marcaram presença na prova de Leon, Vítor Melo, que foi quarto, e José Pacheco, que terminou em sexto, ambos em Master 30. Na mesma categoria Tiago Castro terminou oitavo e André Araújo que foi 15.º.
DAVID VAZ SEGUNDO EM MASTER 40
David Vaz também esteve em grande evidência na Ultramaratona MMR Power Race León e subiu ao pódio na categoria de Master 40.
Depois de uma paragem forçada, devido a uma queda no Algarve, o ciclista de Vila Franca regressou à competição na prova espanhol e alcançou o segundo lugar em Master 40.
David Vaz percorreu os 133 quilómetros em 6:18:57h, fazendo o 15.º lugar da geral desta prova UCI da Copa de Espanha.
Fotos: Valter Lima