Diogo Costa, ciclista de Ponte de Lima que representa a Maia, parte confiante para a Prova de Abertura do calendário nacional de Ciclismo de Estrada, que se realiza no fim de semana na Região de Aveiro, e é pontuável para a Taça de Portugal.
Diogo Costa, que vai para o seu terceiro ano como Sub-23, encara a prova com otimismo: “esta é a primeira prova da temporada e existe sempre aquela ansiedade normal de voltar à competição. O percurso agrada-me muito, vai de encontro às minhas características enquanto ciclista, o que me motiva a aspirar a fazer uma boa classificação enquanto atleta Sub-23”.
Diogo Costa salientou que “sendo a primeira prova nunca sabemos como estamos fisicamente em relação aos adversários, é sempre uma incógnita, mas é muito bom regressar à competição”.
Esta já não é a tua primeira Prova de Abertura… facilita conheceres o percurso? “Sim , já não é a minha primeira Prova de Abertura, conheço perfeitamente as estradas por onde vamos passar, embora não tenha boas recordações das Provas de Abertura anteriores devido às difíceis condições climatéricas, que são normais nesta altura do ano”, disse Diogo Costa, que adiantou que “este ano ao que parece a chuva não vai estar presente é isso para mim é positivo”.
“Felizmente tive oportunidade de, na semana passada, ter feito um estágio com a equipa em que pudemos fazer um reconhecimento do percurso… o que, certamente, ajudará na competição”.
Sobre a preparação, Diogo Costa referiu que “Fiz uma preparação diferente dos nos últimos anos, foquei-me mais na parte muscular fora da bicicleta. Devido aos meus compromissos académicos e ao inverno muito chuvoso que se fez sentir, principalmente, aqui na zona Norte. Sinto que não estou com a condição física que gostava de ter”.
No entanto “vou entrar num período de férias e estou a apontar os meses de março e abril para estar na minha melhor forma. Agora vou entrar na época com a consciência tranquila pois dei o meu máximo e fiz tudo o que pude para estar numa boa condição física e ser competitivo já na Prova de Abertura”.
Diogo Costa continua na Maia, mas conta este ano com um novo diretor desportivo… “este ano vou trabalhar com o Jorge Henriques, é um diretor desportivo muito bom, exigente e muito organizado e sinto que veio mudar a maneira de trabalhar na equipa. Estou muito motivado em poder trabalhar com ele, traz novas formas de trabalho e novas ideias. Ainda não tive oportunidade de ver como é em contexto de competição, mas o trabalho que fez até agora na equipa é notório e, certamente, será ainda mais com o tempo”.
Motivado para a nova época? “Sim, muito motivado… o calendário este ano também traz mais oportunidades aos Sub-23 para se poderem mostrar e é para essas competições que estou a apontar”.