O Grupo Desportivo André Soares esta desagradado com o comportamento da Associação de Basquetebol de Braga, a quem acusa de demonstrar “um total desinteresse pela formação basquetebolística dos jovens que representa”.
Num comunicado emitido esta tarde, a Direção do GDAS, clube que esteve envolvido na Final Four do Campeonato Distrital de Sub-18, repudiou a forma como se desenrolou a prova e acusou a ABB, responsável pela organização da prova, de “falta de sensibilidade e total desinteresse pelo desenrolar desta prova”.
Entre outros factos, o GDAS aponta que o Presidente da Direção da ABB não esteve presente na prova, o Diretor Técnico Distrital não compareceu no dia do apuramento de Campeão Distrital, dia em que “não se encontrava no pavilhão nenhum elemento da Direção da Associação de Basquetebol de Braga, em sua representação, que não faça parte da estrutura do clube organizador”.
FALTA DE CRITÉRIOS NA NOMEAÇÃO DA EQUIPA DE ARBITRAGEM
Para além disso “a nomeação da equipa de arbitragem, que conduziu o jogo que determinou o Campeão Distrital, leva-nos a crer, que foi elaborada sem critérios ajustado à exigência do jogo”.
Para o GDAS, houve “falta do critério de isenção na nomeação de árbitro principal. O segundo árbitro não tinha manifestamente experiência suficiente que lhe permitisse ser nomeado para este jogo, (basta analisar o histórico de nomeações)” e questiona: “onde estão os árbitros que regularmente arbitram jogos seniores? Não seriam estes os mais indicados para um jogo desta envergadura?”.
O GDAS entende que “a arbitragem do jogo final que determinou o Campeão Distrital de Sub-18 masculinos, condicionou o resultado pela manifesta intervenção desajustada, em desfavor, maioritariamente, do nosso clube” e muito em especial “na segunda parte do encontro, razão pela qual entendemos que não prevaleceu a verdade desportiva”.
Referindo que elementos afetos a outros clubes do distrito que presenciaram o jogo “fizeram questão de nos transmitir a sua solidariedade perante o evidente e descarado tratamento desigual” e aponta ainda como exemplo “os comentários gerais do público e atletas” no vídeo da transmissão do jogo”.
“TUDO FAREMOS PARA INVERTER O RUMO ATUAL DE TOTAL ALHEAMENTO E DESREPEITO PELA FORMAÇÃO…”
O GDAS sente que “Associação de Basquetebol de Braga demonstrou com o seu comportamento, mais uma vez, um total desinteresse pela formação basquetebolística dos jovens que representa, o que nos leva a crer que para si são apenas números”.
A concluir a Direção do GDAS garante que “tudo faremos para inverter o rumo atual de total alheamento e desrespeito pela Formação, pelo desenvolvimento e pela legalidade das instituições do Basquetebol Distrital”.