Com um triplo obtido a cerca de um minuto para o termo do encontro, Miguel Peixoto, mais conhecido por Mike, acabou por decidir o primeiro ‘derby’ minhoto da época, dando a vitória ao BC Barcelos sobre o SC Braga, por 68-69.
Em jogo da segunda jornada do Campeonato Nacional da I Divisão masculina, SC Braga e BC Barcelos protagonizam uma excelente partida de Basquetebol, em que não faltou emoção, luta e muita entrega dos jogadores de parte a parte.
O BC Barcelos apresentou-se em Braga com a ‘lição’ bem estudada e não deu espaços ao conjunto orientado por Pedro Grenha para explanar o seu ‘perigoso’ jogo, muitas vezes fatal para os adversários.
O encontro foi sempre muito equilibrado. O primeiro quatro terminou com um empate a 16. No segundo período, o BC Barcelos conseguiu alguma vantagem (três pontos) e ganhou por 13-16, chegando assim em vantagem ao intervalo.
No segundo tempo as equipas mantiveram a toada de parada e resposta. O SC Braga chegou a distanciar-se no marcador (38-34, 43-38; 46-38; 48-42; 50-44), mas rapidamente o BC Barcelos respondeu e conseguiu chegar ao fim do quarto na frente do marcador (51-53).
Entrou-se para o último quarto com tudo para decidir. Vítor Félix e Broderick Robinson animaram a partida ao apontarem cada seu triplo. O SC Braga, que só conhecia o sabor da vitória até este jogo, tentou de tudo para somar os dois pontos e estava na frente do marcador a 1.07 para o fim, quando Mike apontou o triplo e colocou o BC Barcelos em vantagem.
RICARDO ROCHA: “CONTENTE COM A VITÓRIA E COM O QUE CONSEGUIMOS FAZER”
No final do jogo, Ricardo Rocha, treinador do BC Barcelos, estava bastante satisfeito com a vitória “no recinto de uma equipa candidata à subida à Proliga”.
O treinador do BC Barcelos referiu que “estamos contentes com a vitória, mas sobretudo com o que conseguimos fazer como equipa. Conseguimos pôr em prática o que trabalhamos durante a semana e cumprimos rigorosamente o plano de jogo”.
O que fez a diferença neste jogo para o BC Barcelos sair vitorioso? “Quanto temos um jogo tão equilibrado como este, as últimas posses de bola são decisivas. Para mim a nossa alternância defensiva causou imensas dificuldades ao SC Braga e conseguimos nos momentos chave ter a posse de bola e trabalha-la muito bem”.
“A juntar as alternâncias defensivas, que baralhou a estratégia do SC Braga, tivemos dois triplos, entre eles o do Mike, que nos colocou na frente do marcador”, disse Ricardo Rocha, que salientou que “nestes jogos assim tão equilibrados é preciso ter alguma felicidade, mas é preciso também trabalhar bem e marcar pontos”.
Viu-se várias vezes no jogo, o BC Barcelos roubar a bola ao SC Braga, foi algo que vocês estudaram bem e trabalharam durante a semana? “Acima de tudo deixamos jogar quem quisemos e tiramos a bola a quem nos interessava… Procuramos quebrar as rotinas do SC Braga e, de certa forma, conseguimos”.
Ricardo Rocha considera que a sua equipa sai de Braga com “uma injeção de confiança” e explicou que “quando conseguimos ganhar no recinto de uma equipa como o SC Braga, que é uma forte candidata à subida, tem um excelente grupo, com um grande potencial, só podemos sair motivados e confiantes no futuro”.
RESULTADOS
RESULTADOS
CNB1
Guifões – GDB Leça, 74-50
SC Braga – BC Barcelos, 68-69
PROGRAMA DE JOGOS
Domingo
17.30h: Juvemaia – Académico FC
18h: CB Viana – CD Póvoa Sub-23