João Matias e Iúri Leitão conquistaram hoje a medalha de prata na prova de Madison na Taça das Nações de Pista, que decorre em São Petersburgo, na Rússia.
A dupla minhota João Matias e Iúri Leitão teve um desempenho de grande qualidade nos 50 quilómetros do Madison, mantendo-se na luta pelo pódio, pontuando em vários sprints.
No último terço da corrida a equipa lusa arriscou entrar na luta pelos 20 pontos atribuídos às equipas que dobram o pelotão. O esforço de Iúri Leitão e João Matias foi bem-sucedido e, com essa movimentação, Portugal ficou na luta pela medalha de ouro.
A ambição trouxe responsabilidades acrescidas e, perante a resposta da Rússia, os portugueses tiveram de voltar a atacar para conquistarem mais uma volta ao grupo principal. Isso aconteceu a 35 voltas do fim, colocando a dupla lusitana no comando da classificação. Os russos ripostaram e tudo ficou em aberto para o último sprint, com pontuação a duplicar.
João Matias lançou um ataque a quatro voltas do final. Iúri Leitão deu continuidade, mas a dupla russa, formada por Lev Gonov e Ivan Smirnov, ripostou e garantiu 83 pontos no final da corrida. Portugal chegou aos 76. O pódio completou-se com outra formação do país que corre em casa, Artur Ershov e Sergei Rostovtsev, que amealhou 55 pontos.
Iúri Leitão volta à pista este domingo em pista para disputar o concurso de Omnium, que arranca às 15h00 com o scratch. Segue-se a corrida tempo (15h40), eliminação (16h40) e corrida por pontos (17h35).
Fotos: FPC