CANOAGEM

Darque KC recebe certificado do Município

A Darque KC viu aprovada pela equipa de Higiene e Segurança no Trabalho da Câmara Municipal de Viana do Castelo todos os procedimentos que o clube tem levado a cabo para o retorno à atividade da canoagem.

A Darque KC, que segue os requisitos da lei, dos despachos da Câmara Municipal de Viana do Castelo e das orientações da Direção Geral de Saúde, recebeu assim o certificado do Município de Viana do Castelo pelos procedimentos de regresso à canoagem.

“VERIFICADOS E APROVADOS OS PROCEDIMENTOS”

“O Município de Viana do Castelo fez deslocar ao Centro de Canoagem de Viana do Castelo, sede da Darque Kayak Clube, uma competente equipa de técnicos de HST, bem como uma equipa que acompanha a atividade desportiva no concelho, para ajudar e avaliar dos procedimentos da Darque Kayak Clube”, refere o clube, que adiantou que “após a visita, foram verificados e aprovados os procedimentos, e feitas sugestões de melhoramentos, nomeadamente no afastamento de materiais não utilizados, que poderiam ser tocados e dificultar a higienização diária dos equipamentos e espaços utilizados. Sugestões de imediato cumpridas pelos técnicos da DKC e pela funcionária Municipal que ai presta serviço”.

O Município de Viana do Castelo certificou os procedimentos elaborados pela DKC pois: “cumpre e propõe-se continuar a cumprir as disposições legais, designadamente a proibição da partilha de equipamentos, (…), tendo apresentado uma brochura em que esclarece os utentes nesse sentido (…). (…)no estrito cumprimento da legislação em vigor e do despacho do Sr. Presidente nº 38/2020, entende-se que o Centro cumpre os requisitos definidos”.

“CONDIÇÕES DE EXCELÊNCIA”

“Evidentemente que esta certificação apenas se pode fazer em equipamentos e edifícios de construção legal e seguros e que assim não constituem perigo para a saúde pública, não sendo o caso de equipamentos pseudodesportivos clandestinos ilegais”, refere o clube.

De referir que em 2013 houve um enorme investimento nos Centros Náuticos, “acabando com barracos e proporcionando condições de excelência aos praticantes de remo, canoagem, vela e surf. Honestamente, ninguém poderá dizer que não tem oportunidade de praticar estas modalidades por ou com falta de condições, pois existem quatro Centros Náuticos com as condições máximas, tento granjeado vários prémios a nível internacional, como é o caso dos equipamentos e clubes do Centro de Mar”.

“Estes centros destinam-se a abarcar todas as pessoas do concelho de Viana do Castelo e tem espaço para todas elas, sem necessidade de gastar dinheiro de contribuintes noutros equipamentos destas modalidades. Por isso foi feito tão avultado investimento” refere o clube.

ATLETAS CUMPRIDORES

A Darque KC afirma ainda que “este voto de confiança na qualidade do trabalho da Darque Kayak Clube e no Centro de Canoagem tem sido visível face ao elevado fluxo de atletas. Estes cumprem as regras de afastamento, da não partilha de equipamento, vindo equipados de casa, e não utilizando balneários/banhos. Vêm aos treinos com a aprovação e colaboração dos pais e encarregados de educação que obviamente vão observando os procedimentos face à preocupação da pandemia. A Darque Kayak Clube tem equipamento personalizado para todos os seus atletas, desde pagaias, embarcações, coletes, possui vastos espaços exteriores e dois generosos e amplos hangares”.

De referir que mais de uma dezena de técnicos da associação aceitaram o desafio e trabalham nesta primeira linha, com os devidos cuidados. Os possíveis e exigidos. “A DKC não esconde a sua grande preocupação face a esta epidemia e a certificação, dá sempre maior confiança, mas também maior responsabilidade”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS