“A campanha do SC Braga ao longo do Campeonato Nacional tem sido uma aprendizagem constante para todos nós”, disse João Miguel Noivo a propósito da caminhada do clube no Campeonato Nacional de Sub-16 masculinos.
O SC Braga, que em dezembro se sagrou Campeão Distrital da Associação de Basquetebol de Braga de Sub-16 masculinos e venceu a Fase de Qualificação Zona Norte, ocupa a quinta posição do Campeonato Nacional de Sub-16 Fase Zonal Norte após a conclusão da quinta jornada. A equipa treinada por João Miguel Noivo soma sete pontos, tendo vencido os jogos que disputou em sua casa frente ao Diogo Cão (63-53) e o Académico A (79-76). O SC Braga conseguiu também fazer frente a um dos líderes, perdendo apenas por um ponto (66-65) frente à Ovarense na jornada inaugural do campeonato.
JOÃO NOIVO: “DE REALÇAR A ATITUDE QUE A EQUIPA TEM DEMONSTRADO”
João Miguel Noivo, treinador do SC Braga, garante que a equipa tem tido uma aprendizagem constante no campeonato, até porque “todas as equipas encontram-se a um bom nível e somos confrontados com diferentes dificuldades ao longo dos jogos, o que tem permitido aprimorar as capacidades físicas e técnicas. Até ao momento, é de realçar, de um modo positivo, a atitude que a equipa tem demonstrado tanto após uma vitória como uma derrota, sempre focados em serem melhores e perceberem onde podem crescer”.
O SC Braga encontrou algumas dificuldades no Campeonato Nacional: “as principais dificuldades que encontramos são mais a nível físico e a experiência das equipas que encontramos”, e adiantou que “o aumento do contacto nos jogos criou-nos certas dificuldades, tanto na componente da finalização, como em ganhar vantagens em situações de 1×1 e conseguir parar o atacante sem ter de recorrer a ajuda dos colegas”.
Quanto à falta de experiência “torna-se necessário melhorar a gestão do controlo emocional durante o jogo e conseguir manter o foco mesmo quando não somos tão bem sucedidos”, disse aquele técnico.
“PRINCIPAL OBJETIVO DA ÉPOCA JÁ FOI ASSEGURADO”
Com o principal objetivo da época já assegurado: “o nosso grande objetivo era participar no Campeonato Nacional, de forma a defrontar as melhores equipas e levando a uma maior evolução dos atletas”, João Miguel Noivo salientou que a partir daí “a estratégia baseia-se em encarar jogo a jogo e traçar um plano adequado ao escalão. Como preparação dos treinos analisávamos os pontos mais fracos da equipa durante o jogo e ajustávamos o planeamento previamente definido da época”.
“O MAIS IMPORTANTE ÉO BEM-ESTAR DOS ATLETAS”
Com toda a modalidade suspensa, o SC Braga teve que se adaptar à realidade: “durante esta paragem indeterminada, o mais importante é o bem-estar dos atletas e garantir que todos estão saudáveis”, disse aquele treinador, que adiantou que “disponibilizámos uns planos de treino para fazerem em casa de forma a manterem-se ativos, porque é muito importante terem uma rotina equilibrada”.