CICLISMO

Seissa vence Encontro de Escolas de BTT XCO

SONY DSC

A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact venceu este domingo o Encontro de Escolas de BTT XCO, prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, que decorreu no Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria, em Guimarães.

SONY DSC

Esta foi a primeira competição de Escolas realizada no pós confinamento, seguindo todas as regras sanitárias e de higienização imposta pela DGS.

SONY DSC

A prova contou com cerca de meia centena de atletas em representação de clubes filiados na Associação de Ciclismo do Minho, Associação de Ciclismo de Vila Real e Associação de Ciclismo de Bragança.

SONY DSC

A manhã decorreu de forma muito animada, com os jovens atletas a mostrarem que é possível competir e manter a segurança neste tempo de pandemia, com os pais a verem de longe as habilidades dos pequenos ciclistas. É certo que as corridas se fizeram de forma muito diferente do habitual, mais à base de Contrarrelógios, mas com lutas intensas e sempre muito divertidas.

Em termos de resultados, o menos importante nas provas de Escolas, a Seissa venceu por equipas, deixando o Sabor do Norte/Escola Ciclismo BilaBiker’s em segundo. O Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro foi terceiro classificado e o Tomatubikesr/Toyota – Macedo&Macedo terminou na quarta posição.

SONY DSC

Gonçalo Silva, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo, foi o grande vencedor da categoria de Juvenis, que se disputou em sistema de Eliminação. Numa primeira fase apuraram-se oito ciclista através de um contrarrelógio individual. Este grupo de ciclistas foi dividido em dois que disputaram a meia final de eliminação para apurarem os quatro finalistas. Aqui a Seissa, que se apresentou com oito atletas nesta prova, acabou por ser mais forte e viu quatro ciclistas apurados para a final. Gonçalo Silva foi o mais forte e subiu ao primeiro lugar do pódio, seguido por Afonso Coelho, que tinha vencido as primeiras fazes, e Paulo Fernandes foi terceiro.

Em Juvenis participou ainda uma atleta, Matilde Fraga, do BilaBikers.

SONY DSC

Afonso Silva, da Seissa, foi o mais rápido no Contrarrelógio de Infantis, deixando na segunda posição João Vigário, do Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro. José Pedroso (Tomatubikers/Toyota – Macedo&Macedo) fez terceiro lugar.

Em femininos Diana Silva (BilaBiler’s) terminou em primeiro, deixando Leonor Silva (Tomatubikers).

Em Iniciados Carlos Silva (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) foi o mais rápido. Nos lugares imediatos ficaram José Gomes e Rui Lopes, da Seissa.

Em Pupilos-Benjamins venceu Tiago Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro). Miguel Lopes (BilaBiker´s foi segundo e Tomás Vigário (Domarsa) foi terceiro.

Em Femininos, Daniela Fernandes (Seissa) subiu ao primeiro lugar do pódio, seguida pela sua colega de equipa Matilde Fernandes.

SONY DSC

JOAQUIM MENDES: “DE SALIENTAR O REGRESSO DO CICLISMO DE FORMAÇÃO”

“O que há aqui a salientar é regresso do Ciclismo de Formação, que é a génese da Associação de Ciclismo do Minho” foi assim que Joaquim Mendes, da Associação de Ciclismo do Minho, começou por abordar a prova que decorreu este domingo no Centro de Ciclismo do Minho.

SONY DSC

Aquele responsável adiantou que “foi uma manhã diferente, que ficou marcada pela alegria e boa disposição dos atletas, mas também pelo rigor das regras que são exigidas no atual panorama que vivemos. Todos cumpriram e demos um exemplo de que se pode regressar às competições em segurança”.

HÉLIO SILVA (SEISSA): “SAIMOS DAQUI MUITO SATISFEITO”

SONY DSC

A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact foi a grande vencedora neste regresso à competição. Hélio Silva, diretor desportivo que acompanhou a equipa, considerou que “saímos daqui todos muito satisfeitos. Os miúdos já sentiam falta de uma prova. Já estamos há algum tempo a treinar, mas eles sentiam falta de uma competição porque é aqui que eles veem o reconhecimento do seu trabalho”.

SONY DSC

“Os miúdos portaram-se muito bem, deram o seu máximo e divertiram-se muito, que é o mais importante nestas idades, conviveram e viram alguns colegas de outras equipas. Hoje correu tudo muito bem, infelizmente, teve de ser uma prova curta e sem público, mas correu muito bem”, disse ainda aquele responsável.

SONY DSC

Hélio Silva aproveitou para “dar os parabéns à ACM por esta iniciativa e pela forma como a organizaram”.

VÍTOR VIGÁRIO: “A PROVA CORREU MUITO BEM”

SONY DSC

Vítor Vigário, do Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro, começou por referir que “a prova correu muito bem. Tudo isto é uma grande aprendizagem para nós todos. E foi um teste porque em breve estes miúdos regressam à escola e aqui já aprenderam como se devem comportar, o que fazer”.

SONY DSC

“Hoje tivemos aqui uma manhã diferente e já lhes fazia falta e eles divertiram-se imenso”, disse ainda aquele responsável, que aproveito para “os parabéns à ACM pela iniciativa. Foi uma prova cinco estrelas”.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS