A Praça dos Milagres, em Cambeses, Monção, é o palco da sétima e última prova da Liga Minho 3D-BHP, prova organizada pela Subzone – Academia de Tiro com Arco (SATA).
A SATA, que já hoje está na Praça dos Milagres para uma ação de divulgação e experimentação gratuita de Tiro com Arco, tem tudo preparado para a grande festa do encerramento da Liga Minho, última prova para os atiradores somarem pontos para e garantirem presença na Liga 3D-BHP
Anabela Lima, presidente da Subzone Academia Tiro com Arco (SATA), lembra que “os preparativos para esta sétima prova foram mais difíceis, uma vez que estamos em período de vindimas e, por isso, temos menos staff disponível”.
Por outro lado “o facto de fazermos a prova em plena aldeia deixa-nos com menos opções para o percurso, não só temos que ter em conta a segurança dos arqueiros e público, como também não podemos fazer um percurso demasiado longo”.
Assim, “o percurso irá passar por algumas quintas particulares existentes nos Milagres – em que os proprietários as colocaram à nossa disposição -, com início o mais próximo possível da Praça dos Milagres”.
Anabela Lima refere que “o percurso definitivo ainda está nos ‘segredo dos deuses’, o nosso diretor de prova, o Gabriel Alves em conjunto com o treinador Miguel Alves, têm guardado o plano a sete chaves. Assim, será uma surpresa total, até mesmo para a direção do clube”.
Esta é a última prova da Liga Minho, mas “ainda vamos ter uma prova final obrigatória para os atletas bem colocados no ranking, onde será apurado o Campeão da Liga 3D-BHP, e onde vão estar os arqueiros de todo o país. Além dessa prova final, a Associação 3D-BHP preparou um desafio final para quem quiser participar, não obrigatório, com alvos/animais em aço, sendo que apenas o centro vital deste tem uma abertura para passarem as flechas. Assim, quem tiver pouca pontaria arrisca-se a ficar sem flechas!”.
Anabela Lima deixa ainda um desafio… “A SATA estará na Praça dos Milagres a partir de sábado e até domingo com experiências de Tiro com Arco para quem quiser experimentar, assim como com alguns desafios de valor simbólico, mas com prémios garantidos. Uma forma de também financiar o clube numa altura em que os custos de funcionamento são mais elevados, por ser início de época, altura de efetuar filiações e federar às Federações nas quais estamos ligados”.
Entretanto, a Subzone – Academia de Tiro com Arco está já a prepara o próximo evento… “Em outubro temos o III Torneio da República, uma prova diferente do 3D, em alvos de sala, do tipo Las Vegas, com prémios pecuniários, pelo que ainda não é tempo de relaxar ou descansar, apesar de esta ser a última prova da Liga Minho”.
“Estamos também a planear a Liga Minho 2026, a organizar o calendário das próximas sete provas, nesta atividade é difícil termos tempos mortos, há sempre planeamento e preparação, seja de provas, formações ou treinos”.





