
“Foi uma noite muito bonita para todos aqueles que apoiam o Basquetebol vianense” foi desta forma que Leonardo Viana, ‘capitão’ o CB Viana, classificou a noite de sábado e a vitória sobre o FC Gaia, que garantiu a manutenção da equipa do Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol.
O CB Viana partiu para a última jornada do campeonato com a obrigatoriedade de ganhar para se manter no ‘Nacional’ da I Divisão e pela frente tinha uma equipa – o FC Gaia – com a mesma obrigatoriedade e objetivo.
O conjunto vianense até entrou mal no jogo, acusou o nervosismo e a responsabilidade e o FC Gaia aproveitou para se adiantar no marcador (no final do primeiro quarto o CB Viana perdia por três pontos).
O CB Viana, apoiado por uma massa adepta muito ativa e calorosa, que se fez ouvir durante todo o jogo, lançou-se então à procura da vitória. Ao intervalo já vencia por um ponto. Durante o segundo tempo foram várias as vezes em que esteve a ganhar por mais de 10 pontos, mas o FC Gaia, que também precisava de ganhar para se manter na CN1, deu luta até ao fim.
Os últimos minutos, apesar da forte oposição do FC Gaia, foram, praticamente, controlados pelo CB Viana… e no final foi a explosão da alegria no campo, por parte de jogadores e treinadores, e na bancada, com uma massa adepta que não arredou pé e vibrou pela conquista.
“JOGO DO TUDO OU NADA…TINHAMOS DE DEIXAR TUDO NO CAMPO”
Leonardo Viana lembra que “sabíamos que era um jogo de tudo ou nada, sabíamos que ia ser um jogo difícil, contra um adversário motivado pelos seus resultados mais recentes… tínhamos de deixar tudo no campo” e adiantou “felizmente assim o fizemos, com a ajuda de um pavilhão cheio, um público que nos impulsionou a cada lance para a vitória”.
“Foi uma noite muito bonita para todos aqueles que apoiam o Basquetebol vianense, pois para além de terem assistido a um espetáculo emocionante, conseguimos cumprir o objetivo de manter o CBV na I Divisão”.
Foi uma época muito complicada para o CB Viana? “Sim, considerando que na época passada estávamos no Grupo de Promoção e nesta só no último jogo é que garantimos a manutenção” disse o ‘capitão’ do CB Viana, que lembrou que “durante esta época não conseguimos os resultados que queríamos, alguns dos jogos perdemos na margem mínima e, emocionalmente, trabalhar sobre derrotas dessas foi complicado”, mas “como bons vianenses que somos nunca desistimos e a cada treino, a cada jogo demos tudo de nós em prol do CBV e dos seus objetivos, sabíamos que se assim fosse no final íamos ser felizes”.
Pessoalmente como te correu a época? “Correu bem! Foi uma época sem lesões que é fundamental para um atleta, onde sinto que fui evoluindo com o desenrolar da época”, referiu Leonardo Viana, que salientou que “o foco mesmo é o coletivo, onde todos contribuímos para alcançar o objetivo final”.
LEONARDO VIANA NAS FESTAS DO BASQUETEBOL JUVENIL: “SÃO CRIADAS MEMÓRIAS INESQUECÍVEIS”
Leonardo Viana faz parte da equipa técnica da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo e prepara-se agora para integrar a comitiva que vai a Albufeira para as Festas do Basquetebol Juvenil.
Para Leonardo Viana estes “são momentos muito bonitos! A Festa é um dos momentos altos da nossa modalidade no nosso país! Para mim, que já vivi esses momentos como atleta, ter a possibilidade de os viver como treinador é um privilégio”.
Leonardo Viana vai para as suas terceiras Festas como treinador e garante que “quer como treinador, quer como jogador são criadas memórias inesquecíveis”.
Qual gostas mais, como treinador ou jogador? “São diferentes, mas não consigo escolher um…”.