NATAÇÃO

Emilio Garmendia (ED Viana): “competir vai muito além de obter resultados imediatos”

A Escola Desportiva de Viana participou no fim de semana nos Campeonatos Regionais de Juvenis, Juniores e Seniores da Associação de Natação do Minho, que decorreram na Piscina Municipal da Rodovia em Braga, conquistando seis títulos de Campeão Regional, 11 de Vice-Campeão e duas medalhas de bronze.

Num ano em que sofreu várias baixas importantes, a equipa de Viana do Castelo tenta reerguer-se e Emilio Garmendia, treinador da ED Viana, considera mesmo que “a equipa teve um início promissor de temporada tendo como pilares do sucesso: virtudes, esforço e união”.

Emilio Garmendia começou por aproveitar o momento “para agradecer à EDV e à sua equipa pela enorme oportunidade que me deram de dirigir a equipa da EDV. Assumi a direção no início de setembro, o que incluiu os treinos na piscina. Nestes meses, a EDV destacou-se pela responsabilidade, esforço e espírito competitivo saudável demonstrados pelos seus nadadores”.

Sobre os ‘Regionais’ referiu que “esta foi a segunda competição em apenas 10 semanas de treino. Durante este período, os atletas, com idades entre os 11 e os 18 anos, mostraram que competir vai muito além de obter resultados imediatos. Trabalhámos no desenvolvimento de virtudes essenciais como amizade, humildade e generosidade e, acima de tudo, na importância de desfrutar do processo, algo que considero fundamental incutir nos atletas, dentro e fora da piscina, e que acredito que perdurará ao longo de toda a vida deles. Os bons resultados virão como consequência disso”.

“As primeiras provas serviram como ponto de referência para avaliarmos o progresso alcançado, identificarmos áreas de melhoria e reforçarmos a confiança dos nadadores. Os resultados destes primeiros 100 dias foram positivos: a maioria dos atletas está a aprender que, por detrás de um resultado, existem virtudes que o sustentam, resultando, naturalmente, no compromisso e na união da equipa – fatores que nos ajudarão a enfrentar os desafios futuros”, disse o treinador da ED Viana.

Analisando os números “a maior parte dos atletas melhorou as suas marcas pessoais e demonstrou uma evolução clara, tanto em aspetos técnicos, como táticos. A Natação é como um jogo de xadrez, onde as peças devem ser movidas estrategicamente em cada prova, e é exatamente isso que estamos a desenvolver nos nossos nadadores” e lembrou que “como bem se sabe, Roma não foi construída num dia – ou seja, o sucesso não se constrói da noite para o dia. Este início de temporada representa uma oportunidade para ajustar estratégias, evoluir e consolidar bases sólidas que nos permitam alcançar os objetivos a longo prazo. Cada treino e cada competição são passos importantes neste caminho, permitindo-nos olhar para o futuro com confiança”.

A ED Viana teve pouco tempo para recuperar e sábado e domingo entra já em ação para competir no Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão com a equipa masculina… “o foco da EDV está em consolidar o desempenho, continuar a alcançar novas marcas pessoais e fortalecer o trabalho em equipa, algo que, tenho a certeza, criará esperança e inspiração na nossa comunidade”.

Afirmando que “a água continuará a desafiar-nos”, Emilio Garmendia garante que “estamos prontos para responder com todo o nosso potencial”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...