O SC Braga esteve em grande destaque nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos Open de Portugal, que se realizaram nos últimos quatro no Funchal, na Madeira.
A equipa orientada por Luís Cameira termina os Campeonatos Nacionais com 20 medalhas, vencendo a Estatística de Medalhas em Juvenis e conquistando a terceira posição em Absolutos, com cinco medalhas de ouro, tantas quantas o Sporting (segundo) e menos um que o Benfica (primeiro).
O SC Braga viu ainda José Paulo Lopes assegurar os mínimos para o Campeonato da Europa de Sub-23 e Maria Neves vencer a Tabela por Pontos em Juvenis femininos.
Luís Cameira, treinador do SC Braga, considera que “estes foram uns campeonatos muito bons” e referiu que “vencemos o medalheiro em Juvenis e fomos terceiro em Absolutos. Conquistamos 20 medalhas, marcamos presença em 47 finais e batemos 38 recordes pessoais”.
Afirmando que “estou muito satisfeito com os resultados obtidos nestes Nacionais”, Luís Cameira destacou os atletas habituais: “a Tamila conquistou mais dois títulos, o José Paulo Lopes três, e garantiu os mínimos para o Europeu de Sub-23 aos 800m Livres. O Rafael Simões esteve muito bem e a Maria Neves, que conquistou cinco títulos individuais e mais dois em Estafetas nos Juvenis”.
O treinador do SC Braga diz-se “feliz e satisfeito”, mas salienta que “agora temos de virar o chip para o Campeonato Nacional de Clube da 1.ª Divisão, que arranca já noa quinta-feira”.
Depois de uns ‘Nacionais’ tão intensos, o SC Braga parte cansado ou motivado para o próximo desafio? “As duas coisas. É verdade que vamos tentar aproveitar esta onda de bons resultados, de motivação, mas por outro lado sabemos que estes ‘nacionais’ forma de uma intensidade e desgaste enorme. Eles nadaram muitas provas em quatro dias e estão cansados e ainda temos a viagem pela frente”.
Vamos tentar que a motivação seja maior que o cansaço para conseguirmos lutar pelos nossos objetivos num campeonato em que nos vamos bater com equipas que se reforçaram bastante. Nós tivemos aqui uma excelente prestação, mas sabemos que vamos ter muitas dificuldades para nos manter na I Divisão”.
RESULTADOS
200m Livres
Juvenis
1.º Maria Neves (SC Braga); 4.º Maria Pinto (VianaNC); 6.º Diana Freitas (Amigos Montanha); 7.º Beatriz Pereira (ED Viana); 8.º Ana Cruz (Famalicão)
2.º Filipe Laranjo (EDV); 4.º António Costa (AD Fafe)
50m Mariposa
Open
9.º Filipa Fernandes (Vitória SC)
2.º Andrii Govorov (VSC), com mínimos para o Campeonato do Mundo
Juvenis
5.º Sara Ligeiro (VNC)
200m Costas
Juvenis
1.º Maria Neves (SCB)
200m Bruços
Open
2.º Rafael Simões (SCB)
Juvenis
2.º Maria Leite (SCB)
8.º João Rodrigues (Famalicão)
800m Livres
Open
1.º José Paulo Lopes (SCB), mininos Europeu de Sub-23; 9.º Márcio Gomes (SCB); 10.º João Sousa (SCB)
1.º Tamila Holub (SCB); 2.º Diana Durães (Benfica); 6.º Daniela Lopes (Famalicão); 8.º Carolina Peixoto (SCB)
4x100m Estilos Masculinos
Open
1.º Vitória SC (João Nogueira Costa, Tomás Lopes, Alexandre Amorim e Andrii Govorov), com recorde nacional; 4.º SC Braga (João Remelhe, Rafael Simões, José Paulo Lopes; Daniel Tavares); 8.º Famalicão (Francisco Silva, Tomás Costa, Rodrigo Pereira, Afonso Silva).
Juvenis
1.º SC Braga (Maria Neves, Maria Leite, Adriana Barros, Leonor Gonçalves).