“Foi um orgulho fazer parte da primeira Seleção feminina da AP Minho a competir num Inter-Regiões” este é o momento alto da época que terminou para Maria Silva, jogadora do Valença HC, e uma das grandes promessas do Hóquei em Patins feminino da Associação de Patinagem do Minho.
No Hóquei em Patins desde os cinco anos, a jovem valenciana sonha chegar longe na modalidade que abraçou e que, confessa, é a sua grande paixão.
À entrada para mais uma época fomos conhecer a jovem atleta do Valença HC e uma das promessa do Hóquei em Patins feminino,
Como ingressaste no Hóquei em Patins?
Comecei com cinco anos na Iniciação à Patinagem no Valença HC. Entrei com o objetivo de, somente, aprender a patinar, mas aos sete anos comecei a jogar no Mini – Hóquei.
Porque o Hóquei em Patins?
Na altura o clube estava a tentar dar, novamente, início à Formação de Hóquei em Patins e eu acabei por ir experimentar a modalidade.
Como tem sido esta tua passagem pelo Hóquei em Patins e quais os momentos que consideras mais importantes? As melhores experiências?
Sem dúvida que as melhores experiências foram no feminino como os dois Campeonatos Nacionais de Sub-15 e, principalmente, o Inter-Regiões pois foram experiências que exigiram mais de mim como jogadoras e permitiu me jogar a um nível superior ao que estou habituada.
Qual foi, até agora, o momento menos feliz?
Nenhum momento foi infeliz, mas a classificação no Campeonato Nacional em Valença e no Inter-Regiões acabou por ser revoltante, pois acho que merecíamos muito mais .
Quais as ambições que tem no Hóquei?
Pretendo jogar até quando tiver possibilidade. Espero integrar uma equipa sénior feminina e conseguir chegar ao mais longe possível.
Como é jogar com os rapazes e qual foi a diferença nas experiências que já tivestes a jogar só com meninas?
São experiências completamente diferentes pois com rapazes estamos quase sempre em desvantagem por não sermos tão rápidas ou por não termos tanta força. Num jogo feminino joga-se de igual para igual o que dá para fazer um jogo completamente diferente daquele que costumo jogar.
Apesar das dificuldades de praticar a modalidade com rapazes sempre fui tratada de igual forma.
Como foi a experiência de jogar pela Seleção da Associação de Patinagem do Minho e participar no Inter-Regiões?
Foi um orgulho fazer parte da primeira Seleção feminina da AP Minho a competir num Inter-Regiões. A experiência foi incrível e vai ficar para sempre… Apesar de termos surpreendido muita gente com a nossa classificação, acho merecíamos mais que um quarto lugar.
Conciliar o Hóquei em Patins e os estudos é fácil?
Nem sempre é fácil conciliar as duas coisas porque os treinos ocupam bastante tempo, mas consigo sempre conciliar as duas coisas.
O que pretendes seguir em termos de estudos?
Quando acabar o secundário queria entrar na universidade e tirar fisioterapia pois é um curso que me permite também estar sempre ligada ao desporto e até mesmo à modalidade.
QUEM É
Nome: Maria Silva
Idade: 15
Profissão: estudante
Ambições/Sonhos?
chegar o mais longe possível no Hóquei e conseguir tirar um curso superior.
Quem é o Maria Silva? Como se define?
Sou uma pessoa lutadora… pois luto todos os dias pelo que quero o que nem sempre é fácil.