“É uma vitória com sabor especial”, foi assim que Samuel Guerra, ciclista de Celorico de Basto que alinha na Landeiro/KTM/Matias & Araújo, comentou a sua vitória na corrida de Juniores do 20.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor António Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada, que decorreu esta tarde na parte norte de Barcelos.
Samuel Guerra cortou a meta lado a lado com Guilherme Lino, Campeão Pan Americano e vencedor da Taça de Portugal. Os dois ciclistas da ACR Roriz fizeram a parte final da corrida sozinhos e terminaram a prova com uma vantagem de mais de seis minutos para o primeiro grupo perseguidor.
O ciclista celoricense mostrou-se “muito feliz” com o resultado e referiu que “é a minha primeira vitória nos últimos dois anos. Uma vitória em ‘casa’, numa prova organizada pelo clube e isso torna esta vitória especial”.
Apesar da vantagem para o grupo perseguidor, Samuel Guerra considerou a prova “duríssima” e adiantou que “o trajeto é muito exigente, tem muito paralelo e obrigou a um esforço maior”.
Quanto percebeste que vocês podiam chegar aqui isolados? “No final da volta maior, nós íamos em fuga com mais alguns adversários. Depois já no circuito atacamos e não tivemos resposta, então foi tentar segurar na roda e na última volta já tínhamos uma boa vantagem”.
Na hora de festejar a sua primeira vitória, Samuel Guerra não esqueceu a ajuda e apoio de Guilherme Lino… “se não fosse ele eu não ganhava… Foi bom estarmos os dois”.
DANIEL MOREIRA TERCEIRO
Samuel Guerra e Guilherme Lino terminam nos dois primeiros lugares da corrida, com o tempo de 1:35:44 h. Daniel Moreira, vianense do Willebrord Wil Vooruit, alcaçou a terceira posição, batendo nos metros finais Paulo Fernandes (ACR Roriz), que cortou a meta na quarta posição.
Rafael Durães, do Paredes/Fortunna, foi quinto classificado. No top10 ficaram ainda João Silva, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, Tomás Oliveira, vianense do ABTF Betão/Bairrada, e Rodrigo Rodrigues, da ACR Roriz.
Miguel Veloso (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) foi 12.º, António Silva (ACR Roriz) 13.º e o seu colega de equipa Rafael Silva 17.º. Gustavo Romão (CC Barcelos) e João Alves (ACR Roriz) terminaram no top20. Dinis Saleiro (ACR Roriz) foi 23.º classificado.
Por equipas, a Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi a grande vencedora. A equipa de Roriz colocou quatro atletas no top10, dois dos quais nos primeiros lugares do pódio.
O Paredes/Fortunna foi segundo e a Academia Efapel de Ciclismo foi terceiro.