Clutchbballperformance é um novo projeto de Basquetebol em Braga. A ideia é ensinar os jovens basquetebolistas a evoluirem com treinos personalizados e adaptados a cada um.
José Miguel Moura e Pedro Grenha são os fundadores do projeto, que regressou aos trabalhos esta semana depois de ultrapassado o estado de confinamento.
“DAMOS TREINOS INDIVIDUALIZADOS E PERSONALIZADO”
“Estamos a começar, mas já temos alguns atletas. Pensamos que é um projeto que pode ter sucesso”, começou por referir José Miguel Moura, que adiantou que “estivemos parados por causa da pandemia, mas agora podemos ser uma solução para a prática de basquetebol”.
José Miguel Moura explicou que “damos treinos individualizados e personalizados. Fazemos uma avaliação do atleta inicial e depois traçamos um plano de desenvolvimento técnico, tático e físico”.
“Com estes treinos, que são adaptados a cada um, nota-se muito a diferença na evolução dos miúdos” referiu aquele responsável.
TREINOS NO PARQUE DESPORTIVO DE NOGUEIRÓ
O funciona no Parque Desportivo de Nogueiró e, nesta fase de desconfinamento, conta com cinco atletas, entre os 13 e os 19 anos de idade. Na quarta-feira, dia que marcou o regresso à atividade, treinou um atleta e hoje mesmo estiveram no pavilhão dois jogadores, sempre acompanhados por Pedro Grenha.
A ideia é fazer uma espécie de academia… “ainda é uma ideia embrionária, mas o que pretendemos é disponibilizar um espaço e um tempo aos atletas que queiram evoluir do ponto de vista individual e que queiram adquirir competências específicas. É óbvio que esse projeto será sempre mais dirigido a atletas que tenham o sonho de chegar a outro nível que o treino coletivo não permite”.
“OS ATLETAS SÃO MAIS DIFERENTES DO QUE IGUAIS”
Afirmando que “os atletas são mais diferentes do que iguais”, José Miguel Moura explicou que “na Clutchbball assumimos o compromisso de trabalhar para criarmos condições aos nossos atletas para terem a oportunidade de realizar um treino inteiramente personalizado em função dos seus objetivos”.
Clutchbballperformance é um projeto inovador do Minho “penso que do Porto para cima não há mais nenhum projeto como o nosso. Mesmo no Porto só conheço um ou dois projetos e um deles é posterior ao nosso”.
Neste momento o projeto conta com dois elementos. José Miguel Moura faz a captação e a gestão do projeto e Pedro Grenha está na parte do treino.