O Melgaço em Patins regressou sábado aos trabalhos no pavilhão. O primeiro treino ficou marcado pela forte adesão e pela alegria demonstrada pelos atletas.
“Começamos os treinos no sábado, depois de estarmos cerca de três meses a treinar via zoom. A adesão foi grande e as atletas estavam numa alegria imensa. Claro que havia alguma ansiedade por patinar. Elas já não calçavam os patins há tanto tempo”, disse Luana Sequeira, treinadora da formação de Melgaço.
O Melgaço em Patins manteve, durante o confinamento, o contacto com as atletas: “tal como fizemos no primeiro confinamento, optamos, nesta fase difícil, por fazer treinos via zoom. Não eram treinos tão à base da patinagem, mas de jogos. O confinamento durou muito tempo e as atletas começavam a perder o interesse porque o que elas queriam era patinar”.
“ATLETAS REGREDIRAM BASTANTE”
Sentiu um grande retrocesso na evolução das atletas devido a esta longa paragem? “As atletas regrediram bastante. Elas já estavam prontas para ir a provas e agora temos que começar tudo de início. Temos que começar o processo, praticamente, do zero”, disse Luana Sequeira, que adiantou que “estes confinamentos vieram atrasar muito todo o processo da evolução das atletas, esperemos é que não pare tudo novamente para ver se elas começam a evoluir”.
Luana Sequeira sentiu nas atletas a “falta de calçar os patins e patinar. No sábado, quando elas chegaram, notou-se que demoravam mais tempo a fazer as coisas, o aquecimento, mas no final do treino já estavam melhores. É uma questão de trabalhar”.
Para já o Melgaço em Patins está a treinar apenas aos sábados… “a Patinagem Artística é um desporto que exige muito e se houver mais horas de treino, evolui-se mais rápido”.
Quanto ao futuro, Luana Sequeira referiu que “esperamos estar nos níveis e evoluir cada vez mais para chegar, logo que possível, aos campeonatos. Neste momento precisávamos de fazer mais treinos para poder estar em bom nível e ir aos primeiros níveis”, que se realizam já em maio.
Atualmente, o Melgaço em Patins tem cerca de 40 atletas, entre os três e os 17 anos, que agora estão divididos por grupos de 10 para cumprir com as medidas impostas pela DGS.
ANA FREITAS: “ESTAMOS MUITO SATISFEITOS COM A RETOMA”
Ana Freitas, uma das responsáveis pelo Melgaço em Patins, mostrou-se muito satisfeita com o regresso aos treinos presenciais e considerou que “o regressou ficou marcado pela muita alegria das atletas. Todos nós estamos muito felizes e satisfeitos com a retoma”.
A seccionista do Melgaço em Patins referiu que “a maioria dos atletas compareceram ao primeiro treino, mas alguns ainda estão um pouco apreensivos, o que acaba por ser normal”.
MELGAÇO EM PATINS ‘GANHA’ NOVO PISO
No regresso aos treinos, o Melgaço em Patins pode estrear o novo piso do pavilhão gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço.
Entre outros melhoramentos, o piso ganhou uma nova camada de envernizamento e as linhas de campo para a Patinagem Artística, inexistentes até então…”o nosso gimnodesportivo foi renovado, já com marcações para a Patinagem Artística e temos umas ótimas condições para treinar”. Agora o Melgaço em Patins tenta arranjar mais horas para poder treinar mais vezes, uma vez que só treina aos sábados.