Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor); Daniel Dias e Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO) fizeram top10 na segunda etapa da 28.ª Volta a Portugal do Futuro, uma ligação de 141,1 quilómetros entre Lousã e Águeda.
Pedro Silva, primeiro Camisola Amarela desta Volta do Futuro, voltou a estar na discussão da corrida, mas hoje trocou de posição com Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) e cortou a meta na terceira posição, a 32s do ciclista de Matosinhos.
Francisco Pereira assumiu assim a Camisola Amarela e Pedro Silva é segundo, a 35s do primeiro lugar.
Daniel Dias, ciclista de Gaia que alinhou na ACR Roriz enquanto Júnior, fez sétimo lugar, a 32s do vencedor. O gaiense esteve na discussão dos Prémios de Montanha e reforçou a liderança da Geral de Montanha, somando agora 15 pontos, contra os seis de João Rocha.
O barcelense Hélder Gonçalves fechou o top10 da etapa de hoje e é quinto classificado na Geral Individual.
Marco Marques, vianense da ACDC Trofa, chegou integrado no pelotão, a 32s do vencedor, e cortou a meta no 23.º lugar, enquanto Diogo Almeida, famalicense da Porminho Team Sub-23, fez 25.º lugar, ele que ontem esteve envolvido numa queda.
O estreante Diogo Saleiro (ACDC Trofa) chegou à meta no 58.º lugar e Roberto Cardoso (Fortunna Maia) foi 60.º
José Dias (Porminho) concluiu a etapa no 65.º lugar a 54s do vencedor e Sérgio Saleiro foi 70.º, enquanto Diogo Costa (Fortunna Maia) terminou em 87.º
DANIEL DIAS: “BALANÇO É POSITIVO”
Daniel Dias, ciclista que passou pela ACR Roriz em 2019, é um dos protagonistas das duas primeiras etapas da Volta a Portugal do Futuro.
O ciclista, Vice-Campeão Nacional de Contrarrelógio, assumiu a liderança da Montanha na primeira etapa e hoje e hoje reforçou o comando. Daniel Dias mostra-se satisfeito com o trabalho desenvolvido nas primeiras etapas…
“Até agora o balanço é positivo, consegui sempre estar nos principais cortes e estou na liderança da Montanha! Temos ainda várias opções na luta pela geral na equipa e tudo ainda está em aberto”, disse o ciclista que representa a Kelly/Simoldes/UDO.
Para Daniel Dias “estes primeiros dias foram bastante rápidos e sem controlo por parte de qualquer equipa”.
Quanto à etapa de hoje, o ciclista de Gaia referiu que “integrei uma das fugas do dia e consegui pontuar em todos os Prémios de Montanha e cimentar a liderança” e adiantou “hoje senti-me bem e as sensações foram boas… amanhã é um novo dia, vamos a ver como o corpo responde”.
Que ideia tens da etapa de amanhã? “Vai ser uma etapa muito dura, que vai fazer muitas diferenças”.
Que objetivos tens para esta Volta a Portugal do Futuro? “O objetivo é a equipa vencer a competição” afirmou Daniel Dias, que referiu que “o Prémio da Montanha não era um objetivo, mas agora que estou como líder vou lutar para a levar até final”.
Amanhã realiza-se amanhã e liga Cortegaça, no concelho de Ovar, ao Alto da Serra de S. Macário, uma ligação de 122,9 quilómetros. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, uma dura subida com 9,1 quilómetros e uma inclinação média de 9,7 por cento.
Fotos: João Calado / Podium Events