Davide Machado, bracarense que representa o BTT Seia, foi o protagonista da Maratona BTT de Montalegre, quarta prova da Taça de Portugal de XCM.
O ciclista minhoto percorreu os 95 quilómetros em 3:57;38 horas, deixando Renato Ferreira (Movefree/CM Torres Vedras/Cofidis), a 47 segundos.
Davide Machado conseguiu assim a sua primeira vitória do ano na Taça de Portugal e ascendeu ao quarto lugar do ranking da prova, com 680 pontos.
“FOI UMA VITÓRIA DIFÍCIL”
Davide Machado sai de Montalegre “bastante satisfeito”, até porque “ganhar uma prova da Taça de Portugal no escalão de Elites não é propriamente fácil, principalmente, quando disputamos estas provas juntamente com atletas profissionais!”.
O ciclista do BTT Seia considera que “conseguir estar a este nível e ganhar uma prova deste gênero é importante, principalmente, para a motivação e a continuidade dos sacrifícios necessários para lá chegar”.
Apesar de vencer isolado, Davide Machado afirmou ainda que “foi uma vitória difícil” e adiantou que “disputar uma prova deste nível nunca é fácil, os percursos são exigentes e os adversários também. Nesta contamos também com o calor, o que aumenta a dureza da prova e o desgaste de todos os participantes. Eu normalmente dou-me bem com o calor e dessa forma tirei alguma vantagem”.
Quanto percebeu que podia ganhar? “A cerca de dez quilómetros do final. Desce o início que andei na frente juntamente com mais dois atletas, nunca pensei na vitória e já ficaria extremamente satisfeito com um lugar no pódio”, disse Davide Machado, que explicou: “este tipo de provas são longas (quatro horas) e muita coisa pode acontecer, alguma quebra física, algum imprevisto… A dez quilómetros do final seguia apenas com um atleta (Guilherme Mota). Na última dificuldade do percurso consegui ganhar algum espaço e tentei ganhar o máximo de vantagem até ao final”.
ATENÇÕES VIRADAS PARA O MUNDIAL DE ORIENTAÇÃO EM BTT
A Taça de Portugal de Maratonas sofre agora uma paragem – regressa em setembro em Pinhel – e Davide Machado vai focar-se no Mundial de Orientação em BTT…
“Nas Maratonas o meu objetivo passará por tentar entrar no pódio da classificação geral da Taça 2023, mas agora só voltamos às provas da Taça de Portugal em setembro. Neste momento, as minhas atenções vão para a Orientação em BTT e aí tentar estar na luta por uma medalha no Campeonato do Mundo a disputar em agosto na República Checa”.
De referir que Davide Machado é Vice-Campeão do Mundo e da Europa em Orientação em BTT.
LUÍS FERREIRA, DIOGO GRAÇA E IVAN SÁ NO TOP 10
Luís Ferreira, bracarense do BTT Seia, Diogo Graça, da SPAC, e Ivan Sá, do Bombos S. Sebastião/ LusoPrint/ Monçãobike, fizeram top10.
Luís Ferreira foi oitavo, terminando a cerca de seis minutos do seu colega de equipa, e ocupa a nona posição no ranking da Taça de Portugal.
Diogo Graça percorreu os 95 quilómetros da prova em 4:05:44 horas e fez nono lugar. Cerca de três minutos depois chegou Ivan Sá, que fechou o top10.
Hélder Laranjeira (Bombos S. Sebastião) foi 12.º, Filipe Sá (Avebikers / Moinho Vermoim / Dmcor) foi 17.º e o seu colega de equipa Pedro Sá foi 18.º. Tiago Costa, do BTT Braguinhas/ Padim da Graça, terminou na 19.ª posição.