“É para viver situações como estas que trabalho diariamente” foi assim que João Salgado, ciclista de Guimarães que representa a JV Perfis – Gondomar Cultural, começou por abordar a sua chamada à Seleção Nacional e a estreia na Volta a Portugal em bicicleta.
João Salgado, de 21 anos, foi chamado por José Poeira, selecionador nacional, para fazer parte da Equipa Portugal que vai participar na Volta a Portugal em bicicleta, prova que decorre entre domingo, dia 27 de setembro, e cinco de outubro e que liga Fafe a Lisboa ao longo de nove dias de prova. Na Volta a Portugal participam 15 equipas e um total de 105 corredores. DE referir que a Equipa Portugal é composta , maioritariamente, por corredores Sub-23 de equipas de clubes portuguesas e a jovens corredores nacionais que representam equipas estrangeiras.
“TINHA O OBJETIVO DE UM DIA PODER CHEGAR À SELEÇÃO NACIONAL…”
“Foi uma grande surpresa, não estava nada à espera”, começou por referir João Salgado, que relembra que “tinha o objetivo de um dia poder chegar à Seleção Nacional e correr a Volta a Portugal, mas não estava à espera que fosse este ano, até pelo ano atípico que estamos a viver”.
João Salgado sente que o seu trabalho e empenho no ciclismo estão a ser recompensados: “isto era algo que eu queria muito” e adiantou: “é para viver situações como estas que trabalho diariamente”.
João Salgado já está concentrado com a equipa e tem como principal objetivo: “chegar a Lisboa no dia cinco de outubro”.
“É SEMPRE BOM CORRER NO MINHO”
A Volta a Portugal arranca domingo com um prólogo em Fafe e segunda-feira os ciclistas voltam a passar pelo Minho, numa etapa que liga Montalegre a Viana do Castelo. João Salgado mostra-se satisfeito por poder correr perto de casa…
“É sempre bom correr no Minho, apesar de saber que o terreno nem sempre é fácil e que pode vier a trazer dificuldades acrescidas”, mas “é muito bom estar perto de casa e passar por estradas que conheço bem”.
Quanto ao prólogo, que marca o arranque da Volta a Portugal, João Salgado referiu que “é um percurso duro, que nos vai obrigar a um esforço muito curto e intenso. Sinceramente não gosto muito, mas ainda não pensei muito nisso. É encarar com calma e pensar a Volta dia a dia, tentar chegar a Lisboa…esse é o grande objetivo que tenho para esta minha estreia”.