Sem categoria

“Da rua para o ringue” o lema da Associação Parretas Team

“Da rua para o ringue” é o slogan da Associação Parretas Team, coletividade que surgiu há, praticamente, 10 anos e que pretende ser muito mais que um projeto desportivo…

“A APT (Associação Parretas Team) tem por objetivo a promoção e o desenvolvimento de atividades em favor da comunidade em áreas de relevo social e, designadamente, o associativismo jovem, a proteção de crianças, jovens, adultos, pessoas idosas e pessoas desfavorecidas, bem como de cidadãos com necessidades especiais”, começou por referir Pedro Pereira, treinador e fundador do clube.

Pedro Pereira salientou que a APT pretende fazer esta promoção: “mediante a criação de programas específicos de apoio, tais como atividades de ocupação de tempos livres ou de reinserção social”.

“PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DOS DIREITOS HUMANOS…”

A Associação Parretas Team, que surgiu de uma ideia ‘nascida e criada’ na rua, está fortemente empenhada “na promoção da cidadania e dos direitos humanos; da educação, da cultura, do combate à discriminação baseada no género, raça, etnia ou em qualquer outra forma de discriminação e da erradicação da pobreza”.

“Fazer a promoção e proteção da saúde ou do bem-estar físico, do desporto e respetivas atividades e modalidades desportivas” são também áreas em que a APT está empenhada, tal como na promoção de outras atividades “tais como cursos, estágios, seminários, colóquios, congressos, conferências, encontros e exposições sem fins lucrativos”.

A Associação Parretas Team nasceu na rua e já com a ideia de integrar os jovens… Então, Pedro Pereira, na rua, decidiu avançar com um projeto desportivo na modalidade de Boxe…

“DESPORTO É UMA ÓTIMA FERRAMENTE INCLUSIVA”

“Acreditamos que o desporto tem de estar acessível a todo o tipo de classe social e facha etária”, disse Pedro Pereira, que salientou que “o desporto é uma ótima ferramenta inclusiva e o Boxe é uma modalidade que consegue cativar jovens e menos jovens”.

Questionado sobre se o Boxe pode ser uma modalidade perigosa, Pedro Pereira garante que “a APT incute aos seus atletas os valores essenciais do desporto e da vida: disciplina e respeito pelo próximo”.

A APT, que não cobra qualquer valor aos seus atletas, arrancou em 2021 com “a Escola de Boxe Parretas Team”, mais um projeto para visa aprofundar a formação dos atletas. Hoje a APT tem cerca de 50 atletas de todas as idades que vão competindo e conquistando “resultados a todos os níveis”.

A Associação Parretas Team não pretende ficar por aqui e situada apenas numa zona da cidade de Braga… “Queremos levar o projeto a outros bairros e associações de Braga, queremos replicá-lo pela cidade”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...