
O SC Braga parte ambicioso para a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-14 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga, que arranca esta sexta-feira e decorre até domingo no Pavilhão de Lamaçães, em Braga.
A equipa treinada por Afonso Vila Maior terminou a Fase Regular no comando, só com vitórias, e é, por isso mesmo, apontada como uma das favoritas à conquista do título. Afonso Vila Maior confirma que a equipa quer sagrar-se Campeã, mas declina que seja favorita…
Como está a equipa a encarar a Fase Final? “A equipa está confiante e tranquila por saber que fizemos o que era necessário para preparar esta Fase Final. De um ponto de vista técnico, conseguimos abordar tudo aquilo que era pretendido para esta fase da época e acreditamos que o bom trabalho que temos feito ao longo de toda a época se vai refletir neste fim de semana”.
O SC Braga está sem competição há mais de 10 dias… isso pode afetar o rendimento da equipa nesta Fase Final ou aproveitaram para melhorar alguns aspetos? “Embora a equipa não tenha tido jogos do Campeonato Distrital por ter garantido o acesso direto à Fase Final, nos últimos dias foram criadas outras oportunidades de competição de modo a complementar a preparação que tem sido feita em treino. Desta forma, acreditamos que não ter sido necessário jogar a eliminatória para a final poderá ser até uma vantagem, uma vez que nos pudemos preparar de uma forma mais completa e num contexto mais semelhante à que esperamos defrontar nos jogos da final”.
Com o aproximar da Fase Final, como sentiu os atletas? “Com o aproximar do dia do arranque tenho sentido a equipa extremamente ansiosa, no bom sentido, e com uma grande vontade de monstrar o resultado do trabalho muito duro que temos desenvolvido, especialmente pelo facto da Fase Final ser jogada em nossa casa”, disse Afonso Vila Maior, que confirmou que o objetivo da equipa passa pela conquista do título.
“GARANTIMOS QUE VAMOS ENCARAR OS TRÊS JOGOS COM HUMILDADE E A SERIEDADE QUE AS EQUIPAS QUE VAMOS DEFRONTAR EXIGEM”
“O objetivo claro da nossa época é competir no Campeonato Nacional, e, tendo em conta que ao vencedor desta Fase Final é garantido o acesso direto a essa competição, o objetivo é, sem dúvida, conquistar o título. A nossa equipa acabou a Fase Regular sem derrotas, o que acreditamos ser o reflexo do trabalho sério que temos desenvolvido já desde a época passada, mas não nos vemos como os principais candidatos. Vemo-nos como uma equipa que, tal como qualquer uma das outras equipas que participam nesta Fase Final, tem a hipótese de ganhar, se mantiver a intensidade que gerou os bons resultados na Fase Regular. Garantimos que vamos encarar os três jogos com humildade e a seriedade que as equipas que vamos defrontar exigem pela sua qualidade”.
O que vais pedir aos atletas para esta Fase Final? “Para este fim de semana não vou pedir aos atletas nada de diferente daquilo que lhes foi pedido desde o primeiro dia em que integraram nesta equipa, que é o máximo de esforço e combatividade da sua parte. Isto é a base de tudo o que fazemos e acreditamos que se esta dimensão do jogo for cumprida vamos ter sucesso.





