
“Sabemos que vai ser muito difícil, mas vamos tentar dar uma boa imagem e defender bem o nome de Barcelos e do clube” é com este pensamento que Ricardo Magno, treinador do FC ‘Os Académicos’/GVFC, encara a Segunda Fase do Campeonato Nacional da II Divisão de Juvenis feminino de Voleibol.
O conjunto de Barcelos assegurou a passagem à Segunda Fase ao bater no domingo o Amares Volei, fora de portas, por 1-3. Ricardo Magno considera que “foi um jogo extremamente disputado e muito bem jogado pelas duas equipas”.
Como estão a viver este momento? “Estamos muitos felizes e satisfeitos com o nosso trabalho. É a primeira vez que vamos à Segunda Fase do ‘Nacional’. O ano passado apuraram-se as Juniores, este ano somos nós (Juvenis). É um feito muito importante para todos nós, até porque o clube é recente e conseguir apurar, em dois anos consecutivos, duas equipas (para já) é algo muito importante e motivador”.
“Para além do aumento exponencial de número de atletas, conseguir resultados de relevo na Associação de Voleibol de Braga, que tem campeonatos muito competitivos, acresce-nos de responsabilidade, mas também mostra o trabalho que estamos a fazer… e que está a ser bem feito”.
Como correu a época? “A época acaba por ser positiva porque conseguimos o apuramento, mas foi uma época complicada, tivemos alguns contratempos, com atletas lesionadas, algumas por um período alargado de tempo. Tivemos atletas no projeto Erasmos e, portanto, estiveram algumas semanas sem treinar”, disse Ricardo Magno, que adiantou: “mas é uma equipa coesa, unida e todas trabalharam muito para chegarmos aqui”.
Como foi gerir tudo isso – lesões, Erasmos – e emoções da equipa? “No desporto o fulcral é a gestão das emoções, ainda mais no Voleibol em que passamos do estado de euforia à depressão muito rapidamente. Mas o treinador tem que arranjar soluções”.
Ricardo Magno salientou que “tivemos alguns jogos em que poderíamos ter conquistado algo mais, mas tenho de realçar que chegamos ao jogo decisivo e elas tiveram um comportamento e atitude fantásticos. Esta vitória e a passagem ao ‘Nacional’ é mérito das atletas, que lutaram mesmo muito para tentar esta passagem e conseguiram. Uma palavra ainda para os pais, pelo seu compromisso e apoio”.
O que espera agora da Segunda Fase do Campeonato Nacional? “Vamos encontrar outra realidade do Voleibol, outras equipas muito competitivas. É importante para as atletas para continuarem a progredir. Não vai ser fácil, vamos tentar manter a mesma atitude, lutar pelos pontos e vamos ver até onde podemos chegar”.
O FC ‘Os Académicos’/GVFC junta-se ao VC Braga e Vitória SC na passagem à Segunda Fase, equipas que vão conhecer os seus adversários esta terça-feira.





