
O BC Barcelos parte “entusiasmado e motivado” para a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-16 masculinos, que se realiza no Pavilhão da Esc. Sec. de Barcelos entre sexta-feira e domingo.
O conjunto barcelense, que garantiu a presença na Fase Final no fim de semana com duas vitórias categóricas sobre o Famalicense B, inicia a sua participação sexta-feira pelas 22 horas frente ao Famalicense A.
José Luís, treinador do BC Barcelos, garante que a equipa está a encarar a Fase Final “com naturalidade, é mais um momento da época” e adiantou que “queríamos muito estar nesta Fase Final, agora é tentar desfrutar ao máximo, que se divirtam e saiam desta Fase Final melhor do que entraram”.
Que expetativa tem para esta Fase Final? “Acredito que vão ser três jogos muito competitivos, entre quatro equipas que vão dar o seu melhor dentro do campo e isso e isso ajuda-nos a crescer”.
O BC Barcelos realizo dois jogos no fim de semana e agora tem três em três dias, isso pode pesar no rendimento da equipa? “Depende sempre dos resultados que irão aparecer ao longos dos três dias. A questão psicológica afeta muito a parte física. No BC Barcelos, não tendo uma equipa tão extensa a nível de qualidade e sendo os jogos muito competitivos, como se prevê, é normal que aqueles atletas que joguem mais minutos acusem alguma fadiga, principalmente, a partir do segundo jogo” disse José Luís, que salientou: “não acredito, no entanto, que os dois jogos que fizemos no fim de semana tenham qualquer influência a nível físico, isso não os vai afetar, até porque forma dois jogos em que fomos rodando a equipa de maneira a não sobrecarregar os atletas”.
“Agora nós temos o primeiro jogo sexta-feira às 22 horas, um jogo que pode terminar pelas 24h, e há o risco de jogarmos sábado às 14.15 horas. Essa janela horária entre jogos é que pode complicar um pouco. Estamos conscientes disso e estamo-nos a preparar da melhor forma para as questões físicas que isso pode acarretar”.
Quanto ao fator casa… é um ponto a favor do BC Barcelos ou pode pesar no rendimento da equipa? “Jogar em casa é sempre bom, contamos com os nossos adeptos para puxar por nós e isso é algo positivo para os miúdos, mas claro que há o reverso da medalha… não quero pensar que nos poderá prejudicar, mesmo quando a equipa estiver a passar por dificuldades no jogo, que as vai ter, acredito que a questão casa, com a nossa massa adepta, nos vai dar a força necessária para reagirmos”, referiu o treinador do BC Barcelos, que considera que “claro que o fator casa pode afetar-nos, porque não queremos defraudar ninguém, mas não podemos olhamos para o fator casa dessa forma. Nós estamos na Fase Final e temos de olhar para isso de uma forma divertida e como mais um momento de crescimento para a equipa”.
O que vai pedir aos atletas para esta Fase Final? “Que desfrutem do momento. Para muitos destes miúdos vai ser a primeira Fase Final e, por isso, é importante que o aproveitem, que tentem colocar aquilo que temos vindo a trabalhar em campo, sem a pressão e ter de ganhar. Desfrutem”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sexta-feira
20h: SC Braga – GDAS A
22h: Famalicense A – BC Barcelos





