
“Este projeto nasceu do sonho comum de se criar uma casa onde o desporto, a amizade e o espírito de equipa se encontrem lado a lado”, é desta forma que Ricardo Vitoriano aborda a criação do Clube Atlânticos do Âncora, formação que arranca com a secção de Natação, tendo já atletas em todos os escalões desde Cadetes a Seniores.
O Clube, que nasceu em Vila Praia de Âncora, surge com o fim da secção de Natação no SC Caminhense.
“O Clube Atlânticos do Âncora nasceu da necessidade de nos desvincularmos de um clube que pouco ou nada dava à secção de Natação e que direcionava todo o seu foco e património apenas para a secção de Remo”.
Reafirmando que “o projeto nasceu do sonho comum de se criar uma casa onde o desporto, a amizade e o espírito de equipa se encontrem lado a lado”, Ricardo Vitoriano salienta que o clube não está fechado a outras modalidades: “as portas estão abertas a outras secções que queiram partilhar connosco estes mesmos ideais”.
Quanto à secção da Natação “mantemos toda a estrutura que tínhamos no anterior clube, mas desta feita apenas concentrados em criar e dar as melhores condições aos jovens nadadores do concelho de Caminha” e adiantou que “sabemos que não vai ser uma tarefa fácil, porque não temos Escolas de Natação e o único meio de subsistência são as mensalidades dos nossos atletas e possíveis patrocinadores, bem como todos os apoios camarários”.
O Clube Atlânticos do Âncora avança para este primeiro ano com todos os escalões… “Temos atletas em todos os escalões, desde os Cadetes aos Seniores, no entanto não iremos participar ainda na Fase de Qualificação para o ‘Nacional’ de Clubes. O nosso foco maior vai ser tentar criar as mesmas condições de trabalho que tínhamos anteriormente (lembro que neste momento estamos sem o espaço de ginásio) e fazer crescer o clube, principalmente no seu escalão de Pré-competição e Cadetes”.
Ricardo Vitoriano salientou que “vamos procurar participar nos diferentes Torneios Zonais de Infantis e Juvenis, bem como Campeonatos Nacionais, apesar de sabermos que no que toca a atletas Juniores e Seniores esse objetivo será mais difícil de concretizar”.