
Gonçalo Costa, famalicense da WWV Hagens Berman-Jayco, alcançou o pódio na primeira etapa da 19.ª Volta a Portugal de Juniores, que decorre nas regiões da Beira Interior e da Beira Alta até domingo.
Numa etapa muito mexida e atacada desde o início, Gonçalo Costa percorreu os 104,1 quilómetros entre a Covilhã e o Fundão em 2:28:47 horas, ficando a escassos três segundos do vencedor, Rodrigo Jesus, da Academia Efapel de Ciclismo.
No final da etapa, o ciclista de Famalicão Campeão Nacional de Fundo, referiu que “foi um dia salvo. Porque hoje era um dia em que se podia, facilmente, perder muito tempo e dadas as circunstâncias que a corrida impôs ainda mais”, por isso “foi um bom resultado, mesmo tendo tudo isso em conta”.
Boas sensações para a Volta? “Depois do que a etapa me impôs hoje, sinceramente, não são tão boas como desejava”, disse o ciclista de Famalicão, que confessou que “a nível físico foi uma etapa muito difícil para mim”.
Agora é hora de recuperar “hoje foi só a primeira etapa, ainda temos mais quatro pela frente” referiu Gonçalo Costa, que confessa que a Volta a Portugal “é um objetivo da época”.
Gonçalo Costa, que foi terceiro ainda na Contagem de Montanha em Vales do Rio, ocupa o terceiro lugar da Geral, a nove segundos de Rodrigo Jesus.
RODRIGO JESUS EM GRANDE NO PRIMEIRO DIA
O atleta de Tiago Machado, que em julho venceu o GP Minho, foi, aliás, o grande vencedor do dia, já que termina a etapa na liderança da Geral Individual, da Geral por Pontos, na Geral da Montanha (venceu a Contagem de Montanha em Vales do Rio de 3.ª Categoria) e da Juventude. NO total são quatro Camisolas. Amanhã parte de Amarelo, cedendo a Branca a Gonçalo Costa, a Verde a Guilherme Santos e a Azul a Tomás Mateus.
JOÃO SILVA, AFONSO VILAS BOAS E RODRIGO ABREU NO TOP15
Ainda na etapa de hoje, João Silva e Rodrigo Abreu, Landeiro/KTM/Matias&Araújo, e Afonso Vilas Boas (Tensai/Sambiental/Santa Marta) terminaram no top15.
Dimas Mota (Picusa/Academy) cortou a meta no 21.º lugar, a seis segundos do vencedor e ocupa o sétimo lugar da Geral Individual, já que pontuou nas duas Contagens de Montanha e da Meta Volante.
Mauro Cauteren (Tensai) foi 24.º, Bruno Silva (Landeiro) 33.º, o seu colega de equipa Simão Lucas 36.º e Gonçalo Santos terminou no 43.º. José Gonzalez (Tensai) foi 44.º classificado igualmente a seis segundos do vencedor.
LANDEIRO E TENSAI NO TOP10 POR EQUIPAS
Simão Trancoso (Paredes – Reconco) foi 54.º; Diogo Flores (Landeiro) 71.º, Leandro Martins (Efapel) 72.º, João Silva (Paredes) 77.º e Luís Soares (Efapel) concluiu no 80.º lugar.
Dinis Roxo (Tensai) e Tomás Oliveira (Blackjack – Bairrada) terminaram no top90. Rui Sabino (Efapel) foi 94.º, Afonso Serra (Tensai) 99.º e Rafael Silva (Landeiro) 100.º. Gonçalo Neves (Tensai) terminou no 122.º lugar.
Por equipas, a WWV Hagens Berman – Jayco venceu a etapa, com o mesmo tempo da Academia Efapel de Ciclismo, que faz segundo lugar.
A Landeiro/KTM/Matias&Araújo termina no sétimo posto e a Tensai/Sambiental/Santa Marta em nono, ambas a seis segundos da equipa vencedora.
A segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores arranca de Trancoso e termina em Almeida, numa tirada de 94,4 quilómetros, com duas Metas Volantes e duas Contagens de Montanha, ambas de 3.ª Categoria.
Fotos: FPC
