“Foi mais um ano de enormes conquistas” é desta forma que Rosa Oliveira, responsável pela Escola de Atletismo Rosa Oliveira, abordou a época que terminou oficialmente na semana passada com o habitual piquenique da ‘família’ EARO.
Entre outros grandes resultados, a Escola de Atletismo Rosa Oliveira conquistou o título coletivo de Vice-Campeão dos 5km de Estrada em Juvenis masculinos e foi terceiro no ‘Nacional’ de Milha. Em termos individuais o destaque vai para as vitórias de João Azevedo no ‘Nacional’ de Sub-23 dos 10000m e 5000m em Pista ao Ar Livre.
“Foi uma grande época tanto a nível Regional, como Nacional, de momentos incríveis e novas amizades”, disse Rosa Oliveira, que salientou que “a cada ano que passa esta família cresce e torna-se mais unida. É um orgulho para todos nós fazer parte desta equipa”.
O que destaca da época? “O destaque desta temporada foi o título coletivo de Vice-Campeões dos 5km de Estrada nos Juvenis masculinos e o terceiro lugar no ‘Nacional’ de milha, títulos que foram alcançados pela equipa constituída pelos atletas Francisco Barros, Tiago Silva, Tomás Campos, André Rodrigues e Gonçalo Moura”, disse Rosa Oliveira, que adiantou “outros dos destaques foram os títulos de Campeão Nacional dos 10000m e 5000m em Pista ao Ar Livre em Sub-23 do João Azevedo”.
Qual foi a maior dificuldade? “Tal como em todas as épocas, as nossas maiores dificuldades são os patrocínios e o facto de não termos um circuito em Joane para treinos. Nós precisamos dos patrocínios para realizar as deslocações para competições nacionais com os nossos meninos. Também precisávamos de um circuito para treinar em segurança”.
Como se sente ao ver jovens conquistar títulos nacionais e serem chamados as Seleções? “É um enorme orgulho para nós ver os nossos meninos a atingir os lugares mais altos nas provas nacionais e ter atletas do nosso grupo de treino, que apesar de já não representarem a EARO, estarem a competir ao mais alto nível internacional, pela nossa Seleção Nacional, como é o caso da Ana Marinho”.
Depois de um ano tão positivo, que objetivos tem para a nova época? “Para a nova época os objetivos centram-se em dar todas as ferramentas possíveis aos nossos atletas para conseguirem bater os seus recordes pessoais e atingir os seus sonhos, enquanto conciliam o Atletismo com os estudos”, referiu Rosa Oliveira, que acrescentou: “esperámos também ver um percurso de treino, que nos foi prometido, concluído”.
Afirmando que “agora é o momento dos nossos atletas aproveitarem as férias e recarregar energias para a próxima época”, Rosa Oliveira fez questão de agradecer, em nome da direção do clube, “a todos os treinadores, pais, patrocinadores e comunicação social, porque só com o apoio deles é possível proporcionar as condições para os nosso atletas conseguirem alcançar resultados de relevo nacional e internacional”.