João Baptista, Beelecer, e Filipe Silva, da Bike House DH Team/Guimarães, subiram ao pódio no 20.º BTT DHI Armil, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT Downhill – CISION, que teve como vencedor Rafael Sousa.
O ciclista de Valongo foi o mais rápido nas duas descidas do Monte de São Salvador, em Armil, Fafe, tendo batido todos os tempos na manga de classificação ao fazer 2:17.53 minutos.
Rafael Sousa, que foi o último a descer, retirou 1.64 segundos ao melhor tempo até então que pertencia a João Baptista, vimaranense da Beeceler.
João Baptista garantiu o segundo lugar com o tempo de 2:19.17 minutos. O Campeão do Minho em título, Filipe Silva foi terceiro com o tempo de 2:20.83m.
Os seus colegas de equipa Duarte Baptista e Pedro Oliveira fecharam o top5.
Em sub-23, Diogo Cunha (RIONATURA – Escola de Ciclismo Santo Tirso) assegurou a vitória ao fazer o tempo de 2:37.06, batendo por 0.36s José Ribeiro. Sergio Vila (Kamikazes CD) foi terceiro.
RAFAEL SOUSA: “EU ADORO ESTA PISTA”
“Este foi um fim de semana complicado para mim porque sábado à noite estive a correr na Taça de Portugal em Tomar, domingo vim para aqui correr e acabei por fazer apenas três descidas de treino, mas ambientei-me super bem à pista e isso refletiu-se também, um bocadinho, no resultado final”, disse no final da prova Rafael Sousa, que assim soma a segunda vitória no Campeonato do Minho de DHI.
O ciclista de Valongo referiu que “eu adoro esta pista porque é bastante técnica do princípio ao fim” e quando ao facto de ter retirado na última descida cerca de cinco segundos ao tempo realizado na manga de qualificação, afirmou que “fiz uma primeira descida, que acabou por ser a quarta do dia e funcionou mais como treino, sem arriscar muito para não estragar a manga final. Na última descida senti que já estava mais envolvido na pista, ganhei o ritmo, senti-me bem na bicicleta e correu bem”.