A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi a grande vencedora na categoria de Escolas do 21.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor António Matias, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada, que decorreu esta manhã em Roriz.
Com a presença de cerca de oito dezenas de atletas, o prémio que homenageia António Luís Santos Matias, o ‘Professor Matias’ como é mais conhecido, foi o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.
A correr em ‘casa’, a ACR Roriz terminou a competição de Escolas no primeiro lugar, somando 10 pontos, referente a duas vitórias (Pupilos/Benjamins) e Iniciados, ao terceiro lugar em Juvenis. Em Infantis conquistou o quinto lugar.
O Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling, equipa da zona da Póvoa de Varzim que tem na sua equipa muitos atletas do Minho, conquistou o segundo lugar, com 14 pontos (venceu em Infantis e Pupilos/Benjamins, foi quinto em Iniciados e sétimo em Juvenis).
O CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations assegurou a subida ao terceiro lugar do pódio com 34 pontos.
O TOCAndar – Fortunna foi sexto classificado, a Academia de Ciclismo do Alto Minho – Sport Clube Vianense terminou em oitavo lugar e a Tensai/Sambiental/Santa Marta , que alinhou apenas numa categoria, foi 11.ª.
Em termos individuais, o destaque vai para a vitória de Matilde Fernandes (Landeiro) em Juvenis femininos. A atleta de Barcelos chegou à meta ao fim de 37:02 minutos, deixando nos lugares imediatos as suas colegas de equipa Mariana Peixoto e Matilde Vale.
Na prova masculina, Tiago Carvalho cortou a meta na terceira posição, atrás de Gonçalo Serra (UC Trofa) e do vencedor Martim Quitério (CCM).
Samuel Gomes (Landeiro) foi quinto, enquanto os seus colegas de equipa Gabriel Lopes e Pedro Figueiredo terminaram no top10.
Em Infantis, Lourenço Fernandes (Averomar) foi o vencedor, Rodrigo Alves (Paredes/Reconco) foi segundo e Gonçalo Gomes (TOCAndar-Fortunna) terceiro.
No top10 ficaram ainda Miguel Martins e Pedro Freitas (Landeiro) e Duarte Pedrosa e Afonso Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta).
Leonor Faria (Averomar) garantiu a vitória em femininos, deixando Maria Lisboa (Landeiro) em segundo, enquanto Matilde Rego (AC Alto Minho) foi terceira e a sua colega de equipa Maria Silva quarta.
Rodrigo Macedo (Landeiro) venceu em Iniciados, terminando as duas provas em 13:58.130 minutos. O seu colega de equipa Francisco Saleiro foi segundo e Martim Oliveira (TOCAndar) terceiro. Martim Peixoto (Landeiro) foi quarto e Salvador Fonte (Averomar) quinto.
No top10 ficaram ainda Rodrigo Silva (Averomar), Afonso Figueiredo e Guilherme Oliveira (CC Barcelos) e Afonso Correia (Landeiro).
Maria Costa, do CC Barcelos, venceu a prova feminina. A filha do ex-ciclista Mário Costa e sobrinha do ciclista internacional e Campeão do Mundo Rui Costa, fez a prova de 19:08m, deixando Manuela Chaer (AC Alto Minho) na segunda posição.
Em Pupilos/Benjamins, Francisco Fernandes (Averomar) e Joana Lopes, ciclista de Amares que alinha no CC Barcelos, foram os mais rápidos.
No top5 em masculinos ficaram ainda Mateus Peixoto e Leonardo Silva (Landeiro) e Bruno Silva (Averomar),
Joana Lopes deixou na segunda posição Camila Fonte (Averomar). Maria Saleiro (Landeiro) foi quarta.