
“A Final Four é para ganhar” é com este pensamento que Tiago Silva, treinador do SC Braga, encara a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-16 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga, que se realiza entre sexta-feira e domingo no Pavilhão de Lamaçães, em Braga.
Tiago Silva assume o favoritismo “porque ganhamos a Fase Regular, jogamos em casa e também porque temos jogadores de qualidade e em quantidade. Temos uma boa equipa. Tudo isso permite-nos encarar este momento ao alto da época com muita confiança e com uma motivação enorme em fazer a festa de Campeão Distrital, mas, acima de tudo, de termos a hipótese de disputar uma prova Nacional”.
Apesar de confiante, o treinador do SC Braga alerta que “vamos defrontar boas equipas. Nesta Fase Final vão estar as quatro melhores equipas de Sub-16 da ABB. Nós tivemos algumas dificuldades para ganhar ao Vitória SC e ao Famalicense na Fase Regular. São equipas que têm boas individualidades que podem desequilibrar”.
Jogar em ‘casa’ é um fator de motivação ou mais uma responsabilidade? “Claro que jogar em casa afeta os jogadores, mas nós temos de olhar para isso pelo lado positivo. Esta é a nossa casa e não é uma questão de sermos mais forte em casa, é o facto de conhecermos o pavilhão, dos jogadores já conhecerem bem os cantos à casa. Por isso, acho que é bom jogarmos em Lamaçães”.
Como os sentiu esta semana? Neste momento estão confiantes e querem fazer uma boa Fase Final. Mas estamos a falar de jovens e nestas idades só na altura do jogo é que vemos as coisas, cada um deles reage de forma diferente”, disse Tiago Silva, que adiantou: “o Basquetebol é uma modalidade incrível em que num momento a equipa está no auge e logo a seguir está abatida. Um parcial muda tudo de um momento para o outro, ainda mais nestas idades”.
Qual pode ser a maior dificuldade do SC Braga? “A maior dificuldade do SC Braga é anular alguns pontos fortes das equipas adversárias e o sistema defensivo que nos possam colocar e que podem limitar a nossa liberdade de jogar da melhor maneira. Sabemos que temos o coletivo mais forte, que temos uma grande vantagem que é a qualidade e quantidade, mas numa Fase Final as surpresas acontecem e nós temos de estar muito atentos, no melhor”.