“Fazer pódio numa Taça de Portugal é sempre um feito glorioso e raro” foi assim que Leandra Gomes, da SAERTEX Portugal/Edaetech, abordou a subida ao pódio na quinta e última prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que decorreu em Avis.
A ciclista da Póvoa de Lanhoso que alinha completou a prova em 1:44:41 horas, garantindo o segundo lugar em Elites femininas, apenas ultrapassada pela internacional Ana Santos (Guilhabreu MTB).
Leandra Gomes referiu que “estou contente, pois são poucas as vezes que consigo subir ao pódio numa prova da Taça de Portugal de XCO”.
Sobre a prova em si, a ciclista da Póvoa de Lanhoso afirmou que “acabou por correr bem”, apesar de “ser sempre uma incógnita fazer provas nesta altura do ano porque venho de um período de férias e com menor volume de treino”.
“Para mim foi a estreia neste circuito, que se caracteriza pela sua dureza física e técnica, mas adaptei-me bem. Era importante fazer a corrida com o menor número de erros na condução e gerir bem o esforço para ultrapassar bem as partes mais exigentes fisicamente. No final tudo deu certo e consegui alcançar o segundo lugar no pódio”.
A época de XCO terminou com a Taça de Portugal, mas Leandra Gomes tem ainda alguns desafios pela frente: “a época de XCO está terminada, mas a minha época desportiva só determina depois da última Taça de Portugal de Maratonas, no dia seis de outubro, no Algarve”, e adiantou que “também me submeti a um outro desafio, numa nova vertente em Portugal. Vou competir já no próximo fim de semana, no Campeonato Nacional de Gravel”.
Uma vertente que Leandra Gomes nunca experimentou… “Gravel nunca fiz. Já competi em Ciclocrosse, as ‘bikes’ são parecidas, mas a modalidade é muito diferente”.
Quais as expetativas? “Sinceramente, não tenho. Vou experimentar e dar o meu melhor”.
De salientar que em Avis competiram ainda Tânia Lima, também da SAERTEX, que alcançou a quarta posição, e Catarina Lopes (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde), que foi sétima.