
Gonçalo Costa, famalicense da Academia Efapel de Ciclismo, Simão Pedrosa, da Tensai/Sambiental/Santa Marta/AC Viseu, e Afonso Silva, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, estiveram em grande destaque na 24.ª edição do Grande Prémio Alves Barbosa, que terminou este domingo em Montemor-o-Velho.
O ciclista de Famalicão, que já tinha vencido a prova em 2023, foi o grande vencedor da edição deste ano. Depois de vencer o Contrarrelógio, na sexta-feira, Gonçalo Costa terminou a etapa de hoje na segunda posição, a três segundos de Rodrigo Jesus, do Cantanhade Cycling/VESAM/RRMP.
Nas contas finais, Gonçalo Costa termina a prova na liderança, deixando Rodrigo Jesus a 11 segundos.
Gonçalo Costa conquista ainda a Camisola Verde, da Geral de Pontos, com 20 pontos.
AFONSO SILVA CONQUISTA CAMISOLA BRANCA
Afonso Silva, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, termina o GP Alves Barbosa na terceira posição da Geral, ficando a 47s do vencedor, depois de ter feito sexto lugar na etapa de hoje.
O Campeão Nacional de Fundo garantiu a vitória na Classificação da Juventude e conquistou a Camisola Branca.
SIMÃO PEDROSA SEGURA CAMISOLA ROSA E ÀS BOLINHAS
Simão Pedrosa, da Tensai, é outros dos atletas em grande destaque na edição 14 do GP Alves Barbosa.
O ciclista de Viana do Castelo sai de Montemor-o-Velho com a Camisola Rosa – de vencedor das Metas Volantes – e às Bolinhas – dos Sprints Especiais.
Simão Pedrosa fez ainda o 23.º lugar na Geral Individual, sendo sétimo entre os Cadetes de primeiro ano.
No final da prova, o ciclista de Viana do Castelo considerou que “fizemos uma grande prova, levamos duas Camisolas para casa, fizemos segundo numa etapa com o Rodrigo e vencemos uma etapa por equipas” e adiantou: “penso que estamos todos de parabéns e resta-me agradecer a todos os meus colegas de equipa aos meus treinadores e à minha família”.
Simão Pedrosa referiu que “terminamos a época em grande e acredito que fizemos uma época muito boa no geral”.
FRANCISCO CARDOSO E RODRIGO AFONSO NO TOP15
Ainda em relação à Classificação Geral, de salientar o 11.º lugar de Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época), ele que faz terceiro lugar na Juventude. Rodrigo Afonso (Tensai) conquistou o 12.º lugar da Geral e é quarto na Juventude.
No top30 ficaram Eduardo Coelho e Dimas Mota (ACR Roriz). Rui Sabino, famalicense da Efapel, foi 31.º, Simão Trancoso (Tensai) 32.º, Leandro Martins (Efapel) 35.º.
João Silva, famalicense do Paredes-Fortunna, conquistou o 40.º lugar, Rodrigo Brito (CC Barcelos) foi 44.º, Raul Faria (ACR Roriz) 46.º e Rodrigo Abreu (ACR Roriz) terminou no 54.º lugar.
No top70 ficaram Afonso Serra (CC Barcelos), Francisco Macedo (ACR Roriz), Dinis Marques (CC Barcelos), João Lazarini (ACR Roriz) e Vicente Cardoso (Tensai). Tiago Vieira, Tensai, também completou a prova.
ACR RORIZ FECHA TOP5
Coletivamente, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo alcançou a quinta posição, ficando a 2:41 minutos do vencedor, a Academia Efapel de Ciclismo.
A Tensai/Sambiental/Santa Marta/AC Viseu termina na sexta posição, enquanto o CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época é 13.º lugar.
