Rafael Barbas, Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, alcançou o 10.º melhor tempo no Contrarrelógio da segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores.
O ciclista do clube de Barcelos percorreu os 10,3 quilómetros, numa tirada quase sempre a subir, em 18:01 m, gastando mais 1:17, que o vencedor, António Morgado (Bairrada), único atleta a rolar terminar o exercício abaixo dos 17m.
Com o resultado desta tarde, Rafael Barbas ascendeu ao 12.º lugar da Classificação Geral, sendo o segundo melhor minhoto em prova.
Rúben Rodrigues (Bairrada) manteve a quinta posição, depois de ter feito esta tarde o 14.º lugar no Contrarrelógio, com o tempo de 18:12.
No CRI de realçar o 12.º lugar de Pedro Oliveira (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), ele que consegue assim subir ao 69.º lugar da Geral.
DIOGO MENDES NO TOP20
Diogo Mendes, vimaranense da Póvoa Cycling Academy/CDC Navais, também rolou abaixo do 18.15m e alcançou o 16.º lugar no Crono, subindo ao 46.º lugar da Geral. No top20 no Contrarrelógio ficou anda Tomás Mota (ACR Roriz).
No top40 ficaram Rafael Sousa e Gabriel Baptista (ACR Roriz), André Ribeiro (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) e Samuel Martins (Tensai/Sambiental/Santa Marta).
Luís Moreira (CC Barcelos) foi 41.º, João Cunha (ACR Roriz) fez o 42.º tempo, o seu colega de equipa Noah Campos foi 47.º.
Rodrigo Neves (CC Barcelos) terminou na 52.º posição, o seu colega de equipa e irmão Leonardo Neves fez o 62.º tempo, Paulo Meira (Tensai) foi 68.º, João Martins (UC Trofa) 72.º e o seu colega de equipa Gonçalo Amaral 78.º.
Bruno Baptista (Tensai) fez o 98.º lugar, Francisco Pereira (CC Barcelos) foi 105.º, Tiago Correia (Tensai) alcançou o 109. Lugar e o seu colega de equipa Rúben Benedito foi 112.º.
ACR RORIZ QUARTA NO CONTRARRELÓGIO
Por equipas a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact alcançou o quarto lugar, sendo a segunda melhor nacional. O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foi 12.º e a Tensai/Sambiental/Santa Marta 19.º.
Nas Classificações Gerais de destacar o 10.º lugar de Rodrigo Neves (CC Barcelos) na Juventude, enquanto Rúben Rodrigues (Bairrada) é quinto na Geral Individual e Rafael Barbas e Tomás Motas (ACR Roriz) estão no top20.
Com o resultado neste segundo sector da segunda etapa, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact ascendeu ao sétimo lugar da Classificação Geral por Equipas.
Hélder Braga, diretor desportivo da equipa de Roriz, considera que “a Volta não está a correr, propriamente, como pretendíamos e hoje foi o exemplo disso mesmo. De manhã tivemos uma etapa muito complicada, com vários problemas mecânicos e furos”.
O diretor desportivo da ACR Roriz referiu que “o problema mecânico do Cunha condicionou logo o desempenho dele e afetou a dinâmica da própria equipa. Foi numa fase sinuosa do percurso, o que levou a equipa a estar má posicionada quando se deu a fuga”.
“Isso não serve de justificação para o nosso resultado porque a verdade é não conseguimos fazer melhor, não conseguimos estar nas movimentações que definiram os primeiros lugares”.
Já da parte da tarde… “conseguimos fazer um Contrarrelógio dentro das nossas expetativas e conseguimos melhorar as classificações, quer nos atletas, quer da equipa”.
Afirmando que “os nossos objetivos agora passam mais pela classificação por equipas”, Hélder Braga garante que “amanhã vamos entrar para estar na discussão da etapa e tudo é possível”.