“Estou feliz com o resultado e com o meu trabalho, mas a luta só acaba amanhã”, foi assim que Francisco Cardoso, do CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época, abordou o sexto lugar conseguido esta manhã na segunda etapa da Volta a Portugal de Cadetes, uma ligação de 84,9 quilómetros que ligou Santarém a Benavente.
O ciclista do CC Barcelos, que vem de uma fase complicada de saúde e marcada por uma queda que o impediu de estar no seu melhor nos Campeonatos Nacionais, andou sempre no grupo da frente e no sprint final conquistou o sexto lugar…
“Trabalhei para estar no sprint no final da etapa e consegui o sexto lugar, fiquei feliz com o resultado final”, referiu Francisco Cardoso, que recordou que “ontem no Contrarrelógio apenas me defendi, pois sabia que ia perder tempo, mas até me surpreendi com o que perdi, pensei que seria pior”.
O que custou mais na etapa de hoje? “Tive de parar para apertar o selim e quando voltei houve uma queda grande, o que dificultou bastante a minha tarefa de entrar no grupo e me desgastou bastante”.
Expetativas para amanhã? “Sinceramente não sei. Nas provas em Espanha subi muito, muito bem, melhor do que esperava”, disse Francisco Cardoso, que adiantou que “a forma é boa e acredito em mim, mas não sei como me vou portar… Gosto de sofrer e amanhã é o melhor dia para isso”.
DIMAS MOTA, GONÇALO COSTA E AFONSO SILVA NO TOP20 DA ETAPA
Numa etapa sem grandes dificuldades, mas marcada por quedas, Dimas Mota e Afonso Silva, da Landeiro/KTM/Matias & Araújo, e Gonçalo Costa, da Academia Efapel de Ciclismo, alcançaram o top20 e seguraram as posições com que entraram para este segundo dia de provas.
Dimas Mota foi 12.º classificado da etapa e reforçou o segundo lugar da Geral Individual, estando agora a oito segundos de Gonçalo Costa, que terminou a etapa no 13.º lugar.
Afonso Silva, Campeão Nacional de Fundo, terminou a etapa no 19.º lugar, sendo oitavo da Geral, a 22s do Camisola Amarela, e manteve a Camisola Branca de líder da Juventude.
O barcelense Leandro Martins, da Efapel, foi 28.º, Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta, terminou no 40.º lugar e João Lazarini e Eduardo Coelho (ACR Roriz) fizerem top50.
O famalicense João Silva (Paredes-Fortunna) foi 56.º, Rodrigo Afonso (Tensai) 61.º e Afonso Serra (CC Barcelos) 101.º, enquanto o seu colega de equipa Rodrigo Brito foi 104.º.
Gaspar Abreu, amarense a representar a equipa conjunta Silva & Vinha / ADRAP – Rendufe FC /Intermarché Amares, alcançou o 117.º lugar, Simão Trancoso (Tensai) o 123.º lugar e Francisco Macedo (ACR Roriz) foi 134.º, enquanto o seu colega de equipa Rodrigo Abreu cortou a meta no 138.º lugar.
Raul Faria (ACR Roriz) foi hoje o 153.º classificado, Tiago Vieira e Vicente Cardoso (Tensai) terminaram no top160. Lucas Santos (CC Barcelos) foi 170.º e o seu colega de equipa Dinis Marques terminou em 173.º lugar.
Por equipas a Landeiro/KTM/Matias & Araújo terminou a etapa na sexta posição, o CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época alcançou o 17.º lugar, o Silva & Vinha / ADRAP – Rendufe FC /Intermarché Amares foi 21.º e a Tensai/Sambiental/Santa Marta/Paços de Ferreira foi 23.º.
Terminada a segunda etapa, Gonçalo Costa manteve a Camisola Amarela e Dimas Mota é segundo, a oito segundos.
A menos de um minuto do vencedor estão ainda Afonso Silva (oitavo), Simão Pedrosa (26.º), Francisco Cardoso (33.º) e Rodrigo Afonso (38.º).
Afonso Silva lidera a Classificação da Juventude. Simão Pedrosa é segundo, a 17s, e Francisco Cardoso ocupa a sexta posição, a 31s. Rodrigo Afonso é nono a 38s.
Dimas Mota é terceiro na Classificação por Pontos e Gonçalo Costa oitavo.