Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram a medalha de ouro na prova de Madison de Ciclismo de Pista dos Jogos Olímpicos Paris’24, que se disputou em Saint-Quentin-en-Yvelines, arredores de Paris.
Numa corrida muito bem pensada pela comitiva lusa, Iúri Leitão e Rui Oliveira fez-se notar nas últimas 50 voltas, acabando por vencer a corrida com 55 pontos, mais oito que a dupla de Itália, composta por Elia Viviani e Simone Consonni.
No final da corrida e em declarações à FPC, Iúri Leitão referiu que “ainda não sei bem se estou a sonhar ou se estou acordado”, lembrando que “senti-me vazio após o primeiro arranque. A nossa paciência costuma ser um dos nossos pontos fortes, costumamos surpreender os adversários no final. São tantos anos de esforço, são tantos dias maus – quem faz desporto sabe que são 95 por cento de dias maus para cinco por cento de dias bons – depois de tantos dias complicados, chegar aqui parece impossível”.
Gabriel Mendes, selecionador nacional de Pista, destacou o trabalho feito ao longo do tempo… “O processo de trabalho trouxe-nos até hoje. A equipa foi sempre a evoluir. O que fizemos aqui hoje foi maravilhoso. Chegámos ao topo. Sabia que tinha homens que podiam lutar pela corrida. A nossa filosofia é dar aos atletas competências para que possam aplicar na corrida. Na reunião de ontem, não saiu plano rígido, mas sim flexível. Eles aplicaram de forma exímia. Nas últimas 20 voltas acreditei que ganharíamos a medalha de ouro”.
Foto: FPC