Francisco Barbosa dos Santos é o grande ausente do Campeonato da Europa de Maratonas de Canoagem, que está a decorrer em Poznan, na Polónia.
O canoísta de Viana do Castelo caiu durante o Campeonato Nacional de Velocidade, quando já se encontrava a preparar o ‘Europeu’ de Maratonas e fraturou a clavícula…
Francisco Barbosa dos Santos sente-se “um pouco desafortunado, acho que não o merecia”, mas salientou que “a verdade é que estes acidentes acontecem… talvez desse para o ter evitado, mas, agora, há que olhar para a frente”.
Como está a correr a recuperação? “Sinto-me a recuperar bem, espero e desejo que a recuperação seja mais rápida do que o previsto”, referiu o canoísta do CN Ponte de Lima, que explicou que “não tenho controlo nenhum sobre a fratura, o osso vai sarando. É um pouco desesperante não conseguir treinar, nem competir. Tinha o Campeonato da Europa de Maratona no fim desta semana… um objetivo que ficou sem efeito para mim. Por isso, fisicamente acho que tudo está a correr bem, animicamente mal posso esperar por voltar a pegar num barco e numa pagaia”.
Ainda te lembras como aconteceu a queda? “Perfeitamente. Foi no final da minha final de K1000 do Campeonato Nacional de Velocidade, em Montemor-o-Velho. Estava de bicicleta e ia distraído, numa curva mal feita caí… Agora é recuperar o melhor possível para os próximos desafios”.
Francisco Barbosa dos Santos não desanima e está já a preparar – embora de forma condicionada – o próximo compromisso da Seleção Nacional… “Em princípio, se tudo correr bem, vou ao Mundial de Maratona, que se realiza em setembro. Tenho muita vontade de participar, vamos ver como consigo recuperar”, disse o atleta do CN Ponte de Lima, que referiu que “mesmo lesionado não parei completamente, tenho tentado manter a forma com algum trabalho alternativo”.
Mesmo fora do ‘Europeu’, Francisco Barbosa dos Santos diz-se atento a tudo o que passa na Polónia com a Seleção Nacional, que é maioritariamente composta por atletas do CN Ponte de Lima.
“Eu torço por todos, pelos atletas do CNPL e pela restante comitiva. Todos são merecedores de bons resultados e todos capazes de os alcançar”.
