Rui Sousa (ex-GDB Leça) e Inês Almeida (ex-BC Barcelos) vão reforçar a equipa técnica do Famalicense para 2024/25. Por sua vez, Paulo Freitas renovou pelo clube e continua a coordenar o Minibasquete e a treinar as equipas de Sub-10 e Sub-14 A.
Rui Sousa vai ser o treinador-adjunto de Armando Andrade, na equipa Sénior, que, mais uma vez, vai disputar o Campeonato Nacional da I Divisão. Rui Sousa, que na época passada esteve no GDB Leça, regressa a uma casa que bem conhece, pois jogou no Famalicense durante três épocas.
Já Inês Almeida, treinadora com um vasco currículo – treinadora de Grau 3, conta com passagens pelo GDB Leça, Guifões SC, CAA Salesianos e uma experiência nos Estados Unidos onde representou a BYUH-Hawaii (NCAA) – vai ser a preparadora física do clube, assumindo ainda as equipas de Sub-18 e Sub-23.
Miguel Correia, diretor do Basquetebol do Famalicense, garante que “estamos muito felizes com a equipa técnica para a próxima época”.
Sobre as ‘caras novas’ da equipa técnica referiu que “a chegada da Inês vem de encontro à necessidade sempre de sermos melhores e crescermos. Traz muita experiência, vem de uma época muito positiva e contamos com ela para melhorar ainda mais o processo final da Formação e entrada no escalão Sénior. Sabemos da sua capacidade para criar grandes grupos e da identidade combativa das suas equipas e é exatamente isso que procuramos”.
“Para além disso vai dar uma grande ajuda na preparação física de toda a modalidade e acompanhar também outros treinadores”, disse Miguel Correia, que adiantou que “estamos muito contentes com a sua chegada, é a pessoa certa no lugar certo”.
Quanto a Rui Sousa… “é alguém que conhece muito bem a casa e grande parte do grupo dos Seniores. Como atleta teve uma carreira brilhante, com passagem no FAC. Conhece muito bem a nossa filosofia e encaixa como uma luva na equipa técnica dos Seniores”.
O Famalicense garantiu ainda a continuidade de Paulo Freitas e Miguel Correia considera que “é uma sorte podermos contar com ele”.
“Paulo Freitas já é sinónimo de FAC e da identidade das nossas equipas mais jovens. No Minibasquete continuamo-nos a afirmar como uma das principais referências no distrito, cada vez a formar mais atletas presentes nas Seleções Distritais e sempre muito elogiados. Já somos presença habitual na Final6 de Sub-12 e em Sub-10 estamos sempre nos lugares da frente, e isto deve-se essencialmente ao seu trabalho e dos treinadores que o acompanham”.
Miguel Correia referiu ainda que “nos Sub-14 tivemos uma época brilhante. Fomos Campeões Distritais, disputamos os Nacionais e voltamos a colocar atletas nas Seleções Nacionais. Criou um grupo fantástico e contamos com ele para o continuar a fazer para que o processo não pare”.