A APD Braga é o vencedor da Taça de Portugal de Basquetebol de Cadeira de Rodas. A equipa treinada por Ricardo Vieira bateu na final o BC Gaia por 50-66, numa final disputada em Leira.
A APD Braga, que na semana passada se estreou nas Competições Europeias, entrou forte no jogo e ao intervalo já vencia por 34-51.
No segundo tempo manteve a mesmo toada e venceu o terceiro quarto por 8-16. Já no último quarto e com uma rotação maior da equipa, o BC Gaia equilibrou o jogo e venceu por 16-15.
Márcio Dias foi o melhor jogador em campo, com 19 pontos, 13 ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola.
RICARDO VIEIRA: “A EQUIPA QUE MAIS QUIS GANHAR FOI O BRAGA”
Ricardo Vieira, treinador da ADP Braga, sai de Leiria “muito satisfeito e muito feliz” com o desempenho da equipa e com a reconquista da Taça de Portugal, depois de a ter perdido o ano passado, precisamente para o BC Gaia.
A APD Braga esteve sempre na frente do marcador, mas Ricardo Vieira nega que tenha sido um jogo fácil… “O jogo de hoje apresentava um grau de dificuldade elevado e foi preciso sermos uma equipa forte e muito concentrada para ganhar. Sabíamos que íamos defrontar uma equipa complicada, que faz uma grande pressão e entramos decididos a pagar na mesma moeda”, disse Ricardo Vieira, que adiantou que “a equipa entendeu a mensagem que lhe passei e conseguiu fazer uma boa pressão defensiva, anulando os dois melhores jogadores do BC Gaia, entre eles o ‘capitão’ da Seleção nacional Pedro Bártolo, e fazer a transição defesa-ataque, sempre com muita pressão”.
“Apesar dos 16 pontos de diferença, nós tivemos que estar sempre com foco máximo, a controlar todos os movimentos do jogo e sempre com máxima concentração, pois uma pequena desconcentração podia causar-nos muitos transtornos”.
Para Ricardo Vieira “a equipa do Braga foi a que mais quis ganhar. Queríamos muito vencer esta Taça e levá-la novamente para Braga, um troféu que perdemos há dois anos”.
Depois da conquista da Taça de Portugal, Ricardo Vieira já está a pensar na fase final do campeonato… “Temos de preparar tudo e fazer de tudo para conquistar o terceiro troféu da época, ou sejam ganhar o campeonato. Sabemos que não vai ser fácil, mas queremos que Braga recebe, novamente, os três troféus”.
A participação, a semana passada nas competições europeias, veio dar mais motivação e confiança à equipa para esta parte final da época? “Sem dúvida. Enquanto equipa essa participação veio unir o grupo. O grupo precisava de tempo junto e a viagem, os três dias em Espanha permitiu-nos isso, ajudou-nos imenso e a verdade é que hoje estamos mais unidos, com um ritmo competitivo alto e que não desiste um minuto sequer do jogo seja qual for o resultado”.
Que mensagem passou ao grupo depois desta conquista? “Tive a oportunidade de pedir um desconto de tempo perto do final do jogo e disse-lhes que é um orgulho imenso treinar este grupo. Sei o que eles passam dia a dia para treinar. Tenho atletas que jogam lesionados, outros que não conseguem fazer mais do que um treino em conjunto, apesar de treinarem em casa, no ginásio, mas têm um espírito de grupo enorme”.
Afirmando que “já não tenho mais adjetivos para classificar esta equipa”, Ricardo Vieira referiu que “a cada dia que passa aprendo mais com eles e se um dia me pedirem o significado de grupo dou o nome da APD Braga”.