CICLISMO

João Cruz (AXPO) segundo em Paredes de Coura a preparar o Europeu

João Cruz, ciclista de Viana do Castelo que alinha na AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, alcançou o segundo lugar em Sub-23 no BTT XCO de Paredes de Coura – Objetivo Paris 2024, prova C2 UCI, que decorreu quarta-feira na Pista de XCO do Centro Cyclin´Paredes, em Vascões, Paredes de Coura.

O ciclista vianense fez as sete voltas ao percurso em 1:38:23 horas, terminando no quinto lugar da Geral (Elites/Sub-23).

João Cruz, que está na fase final da preparação para o Campeonato da Europa de XCO, considerou que “esta foi uma prova difícil, pois estava muito frio” e quanto à classificação confessou que “foi um lugar intermédio, claro que queria mais, mas na prova do fim de semana tive uma pequena queda, fiz uma lesão no joelho e ainda senti algumas dores durante a corrida. Espero que aos poucos vá recuperando e me sinta melhor”.

Também são muitas provas juntas? “É uma sequência de várias corridas muito seguidas, o corpo começa a pedir um bocado de descanso, mas vou fazer mais uma corrida, no próximo domingo em Mortágua, e depois fazer uma semaninha de descanso para estar nas melhores condições para o Europeu”.

Balanço deste início de época? “Não está a ser um início de época fácil. Não estou satisfeito com o que tenho vindo a fazer, mas estou satisfeito com o que tenho vindo a sentir de corrida a corrida”, disse João Cruz, que lembrou que “passei dois meses difíceis, com doença constante, mas agora o corpo está a começar a recuperar e aos poucos vou conseguindo os resultados que eu quero”.

Quanto ao Europeu, o ciclista de Viana do Castelo garante que “não tenho um objetivo concreto. Estando no Europeu o objetivo é fazer o melhor possível… o melhor que puder”.

Já adaptado à realidade das provas Internacionais? “É sempre uma corrida diferente do que temos em Portugal, mas com o passar das corridas e dos anos já os vamos sentindo mais familiarizados com o pelotão e o ritmo da corrida. Temos o mesmo respeito como tem qualquer outro atleta e estamos lá para a luta e para fazer o melhor e evoluir corrida a corrida”.

 

RAFAEL SOUSA (GUILHABREU): “FOI UMA VITÓRIA MUITO BOA”

 

“Foi muito bom e tive boas sensações” foi assim que Rafael Sousa, do Guilhabreu BTT, comentou a sua vitória em Sub-23 no BTT XCO de Paredes de Coura – Objetivo Paris 2024.

O ciclista que passou pela Formação da ACR Roriz (em Estrada), fez a prova em 1:36:58 horas, alcançando ainda o quarto lugar da Geral.

Rafael Sousa mostrou-se “feliz” com a vitória em Paredes de Coura depois de um período menos bom em termos de saúde… “Há duas semanas tive alguns problemas respiratórios e de saúde. Agora estou a evoluir gradualmente e tenho-me sentido cada vez melhor. Espero que a forma vá subindo para os desafios que se aproximam”.

Esta vitória vem então na melhor altura? “Sem dúvida, estava um pouco em baixo e esta vitória traz mais motivação e as sensações também foram boas”.

 

MÁRIO COSTA VENCE EM ELITES… JOÃO AZEVEDO FEZ 12.º LUGAR

 

Em Elites, a vitória sorria a Mário Costa, ciclista de Vila do Conde que alinha como Individual.

Mário Costa travou uma luta redinha com Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) nas primeiras voltas, mas conseguiu ganhar uma certa vantagem na quinta volta, cortando a meta ao fim de 1:31:43.392, deixando o Campeão Nacional a 27 segundos.

Rui Ferreira (AXPO) terminou no sétimo lugar, enquanto o seu colega de equipa, o famalicense João José Azevedo, foi 12.º.

Mário Costa sai de Paredes de Coura “muito satisfeito”, numa corrida que “foi muito rápida desde o princípio. Já conhecia a pista, estive aqui no Campeonato Nacional, que não consegui vencer… Desta vez consegui a vitória, é sempre um objetivo para mim conseguir vencer nos diferentes circuitos, se não for num ano que seja no outro. Aqui ainda não tinha vencido… ganhei este ano e é motivo de satisfação para mim”.

Quanto ao circuito “estava mais desafiante e com um bocadinho mais de ‘pimenta’ depois da chuva que caiu nestes dias. Penso que foi divertido para toda a gente”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...